Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 13 de abril de 2010

Inspirações

Boa Noite leitoras e leitores!

E o Blog já está chegando a 3 mil visitas! Confesso que isso supera um pouco minhas expectativas e me dá mais inspiração para continuar escrevendo meus posts.

Opa! Está ai uma palavra que todos nós buscamos: inspiração! É aquela energia que flui dentro de você e inexplicavelmente te faz realizar trabalhos incríveis os quais você vê e não acredita que tenha sido obra sua!

E isso funciona para qualquer situação ainda mais na arte, ou melhor, na escrita de um livro! Eu posso afirmar isso, pois sempre que estive inspirado consegui escrever situações muito bacanas para o meu livro, bom pelo menos eu achei rs.

Mas como conseguir tal inspiração? E se você não consegue uma nem para começar a escrever? O que fazer? Bom, nós vamos tratar sobre isso nesse post e quem sabe trazer alguma luz nesse túnel escuro e sem perspectiva de luz.



Bom, não adianta eu vir aqui dizendo que há uma fórmula mágica e certeira para se inspirar, pois estarei mentindo. A inspiração não é algo do tipo: Eu quero me inspirar daqui a 5 minutos. É necessária uma série de preparos para ela vir e com a minha experiência no meu livro eu descobri algumas maneiras de encontrá-la e é com elas que eu espero ajudar aqueles que buscam escrever o seu livro.

Mas como vou escrever um livro se nem faço idéia do que quero escrever?

Bem essa é uma pergunta realmente difícil. No meu caso eu não pensava: ah quero escrever um livro daqui um mês por isso vou atrás de inspiração, ela simplesmente veio, mas hoje eu sei de onde e como ela surgiu. Bem vamos analisar os fatos: Você quer escrever um livro certo? Você acredita que possa realizar tal fato (Pois se não acreditar não há inspiração que o ajude, caso precise de motivos para acreditar veja o meu post a respeito).

Então pare e pense: o que eu gosto de ler? O que eu gosto de assistir? Se você gosta de comédia romântica não ache que nela vai ter uma inspiração para escrever um livro de terror, ou se você é apaixonado por suspense não pense que é ai que sua inspiração para uma história infantil virá, pois dificilmente acontecerá (Salve suas exceções).

No meu caso eu sempre amei fantasia, suspense, ação e filmes/livros que me trouxessem mundos paralelos, idéias diferentes de conceitos fixos como mitologia grega, vampiros, bruxos e afins e foi no filme matrix que a idéia do meu livro apareceu. Um filme com ação (O que eu gosto), mundo paralelo criado (O que eu amo) e muitos mistérios. Então se você quer escrever um romance assista filmes de romance, leia livros de romance, converse e observe os romances a sua volta e sua inspiração virá! Não existe livro que não tenha vindo de alguma inspiração a uma obra anterior! A própria J. K. Rowling se inspirou na mitologia nórdica e nas situações e lugares ao seu redor para escrever o Harry Potter. Então se você quer escrever um livro preste atenção em tudo à sua volta uma hora até sua mãe pode te trazer inspiração para uma personagem de um livro (Aconteceu comigo rs).

Bom inspiração para começar a escrever encontrada agora encontramos outro problema: Como preencher a história? Sabe tive diversos dias que sentava na frente do computador por horas e não conseguia digitar duas linhas sem que eu as apagasse por não achar bom o suficiente. Em compensação já fiquei 1 minuto em frente ao computador e começar a escrever por 1 hora sem parar até ter terminado o que tinha em mente. Isso vem muito daquela inspiração momentânea, algo que ativa um gatilho e faz você a começar a escrever ferozmente e sem parar. E onde fui buscar tal inspiração? Na música, nos livros e nos desenhos.

Bom eu já disse antes: meu livro trata sobre fantasia, suspense, aventura e sobrenatural, por isso na maioria das passagens eu busquei inspiração em algo que me lembrassem esse cenário. Não adianta eu buscar uma inspiração para escrever uma cena de batalha ouvindo Adriana Calcanhoto ou mesmo buscar uma inspiração para uma cena romântica ao som de Sepultura. Simplesmente não combina. Eu aqui tenho uma seleção de diversas bandas que me trazem inspiração quando preciso de ajuda com uma cena romântica (Creed, Nickelback), uma cena de batalha (Linkin Park, Músicas de Anime, Evanescence) e por aí vai. Olha sem brincadeira: música te traz uma inspiração tão forte e momentânea que até agradeci ao Linkin Park no meu livro por terem me dado tantos momentos desses. Já fiquei dez minutos ouvindo linkin e de repente ter tantas idéias que precisava até anotar em um papel.

Nos filmes assisti clássicos como Ghost - do outro lado da vida (Inspiração Óbvia), Cidade dos Anjos, Senhor dos Anéis e afins. Mas também busquei inspiração em filmes de comédia quando precisei escrever algum momento cômico. Lembre-se seu livro não pode ficar 100% num combate, ou numa cena romântica. Ele tem que possuir nuances, pois assim são os seres humanos.

Quem busca um livro romântico? Assista um amor para recordar, ouça Wonderwall do Oasis, leia Shakeaspeare.

Quem busca um livro de terror? Assista Sexta Feira XIII, o iluminado, leia Sidney Sheldon, André Vianco.

Gente, existem milhões de inspirações ai só esperando para serem descobertas. Até mesmo imagens, googlemaps, um vídeo do youtube. O que não falta são opções.

Fica o resumo da obra: Busque inspiração em materiais equivalente a aquilo que você procura e a chance de você achá-la é alta! Mas como disse no começo do post: inspiração não é uma ciência exata. Se você estiver de mau humor o melhor é tomar um banho e esquecer de tudo e tentar de novo no dia seguinte!

Bom é isso. Espero que tenha ajudado mais uma vez a quem for que seja que esteja buscando sua inspiração! Não desistam. Busquem-na e não se deixem abater! Um livro excepcional pode não ser escrito por falta de coragem e motivação certa!

Nas próximas semanas reservarei meus posts para agradecer a exorbitante quantidade de pessoas que me ajudaram até hoje!

Haja nomes rs!

Até a próxima.

L.S.Schulai

12 comentários:

  1. Olá, Leandro!

    Estou neste momento com um sorriso estampado no rosto, pois me identifiquei com o texto. Quantas horas ouvindo temas de filmes e imaginando ideias ou cenas para o livro, hehehe! Nesta "brincadeira", eu consegui "lenha" para pelo menos uns 8 livros novos, hehe! E o pior é que as músicas inspiravam momentos totalmente diferentes daquelas de seus filmes originais.
    Muito bom!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Adorei demais o seu post, e faço exatamente a mesma coisa que você faz quanto a busca por inspiração. Basta procurar algo que tenha algo em comum com o que escrevo. Se estou escrevendo uma história de fantasia, procuro histórias de fantasia ou com qualquer particularidade que faça referência a alguma criação minha.

    Dentre todas as minhas inspirações, o universo dos animes é onde consigo encontrar tudo o que preciso. Animes de ação como Naruto e Bleach possuem algumas semelhanças com tal parte de minha história e certo trecho me dá uma idéia para isso e aquilo. Mas a parte que mais me dá idéias intensas são as aberturas e os encerramentos. Uma musica marcante e um punhado de cenas sobre a história. Agora experimente trocar aqueles personagens pelos seus próprios. Quando faço isso, vem uma tonelada de idéias da minha cabeça. Eu olho algumas cenas da abertura, substituindo meus personagens em alguns pontos, e a partir desta imagem modificada, crio alguma história por trás dela. E olha, funciona muito bem! perfeito! Acho que metade da história do meu livro veio dessa maneira.
    Gosto também de escutar trilhas sonoras de animes e filmes. Para certas cenas, são mais que perfeitas. E realmente basta procurar a inspiração.
    Meu unico problema é que gostaria de estar sozinho em casa, sem interrupções para me dedicar a sorver essas inspirações e desenvolve-las na tela. hehe

    ResponderExcluir
  3. Luiz também adoro as aberturas e encerramentos dos animes em especial as do naruto. A última abertura me trouxe muita inspiração e realmente substituir os personagens do desenho pelos seus e sintetizar os acontecimentos da história na música é maravilhoso! Estou muito feliz pelos elogios e pelas identificações de quem leu o post.

    ResponderExcluir
  4. Eu conseguiria escrever uma cena de batalha ouvindo Adriana Calcanhoto. Só o conflito interno que iria gerar já daria umas 5 páginas...XD

    Falando sério agora, NUNCA consegui escrever ouvindo música! Tira totalmente a minha concentração. Sei lá, minha imersão quando escrevo é tanta que qualquer outra atividade paralela já me arrebenta com toda a inspiração, sejá lá que atividade for essa. Agora, pra ter idéias eu só consigo ANDANDO! Pode ser em qualquer lugar: na rua, no shopping, no quarto em circulos, tanto faz! Desde que esteja em movimento a idéias vem. Do contrário, só quando o dia tá muito bom pra eu sentar na frente do computador e escrever algo do zero.
    E a pergunta que não quer calar: Quando sai o livro???

    ResponderExcluir
  5. Sérgio o livro só sai em Julho, mas ainda sem dia específico.

    ResponderExcluir
  6. gostei bastante da sua iniciativa. Um blog para divulgação do seu livro Interessante.
    tenho um blog que escrevo meus contos. pensando em um dia tambem publicar.

    da um passada lá e me diz o que acha

    http://magalomanias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, música nos traz uma inspiração enorme, incrivel. Talvez um dia eu escreva um livro também. Adorei o post, pois sei que voltarei a lê-lo. Muita sorte pra você!
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Veio assim: sem aviso, de repente, fazendo com que eu abandonasse o sono ou sonhasse acordada. Inspiração é algo mágico. E concordo com você quando diz que está por aí... para mim, está em tudo e em todos. Mas é claro que o universo cultural faz toda a diferença! Super abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Leandro...
    Eu sou um grande fã de anime, aposto que não sabia heheheh
    Parabéns pelos acesso e com a FANTASTICA tende a ficar mais famoso ainda HEHEHE

    ResponderExcluir
  10. Ei, aqui é a Ashe do Skoob. Viu só, visitei o sue Blog! (:
    Gostei muito desse post, realmente, é assim que busco inspiração. E uma coisa que reparei, você gosta extamente das mesmas bandas que eu XD Tipo Linkin, Creed, NickelBack, Evanescence e músicas de anime. Puxa vida (:

    Enfim, parabéns pela sua iniciativa. Sucesso em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Nossa!! Quero agradecer pelas dicas. Estou louca para escrever um livro de romance sobrenatural, mas nada de cópia dos outros, sabe? Então voçê me deu o caminho por onde começar. Acho que agora vai sair algo. Obrigada por compartilhar suas experiencias.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir