Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 27 de abril de 2010

Questionamento: Sucesso e Reconhecimento dos Livros de Fantasia no Brasil

Boa Noite leitoras e leitores!

Como havia dito no meu último post estou fazendo parte do projeto da revista FANTÁSTICA que promete revolucionar a literatura fantástica nacional.

Na nossa primeira edição agora em Maio dentre os tópicos discutidos está um tema que vem sempre a mente de qualquer escritor brasileiro de fantasia: o sucesso de sua obra. Hoje quem escreve fantasia sabe que terá um grande público para atingir já que o gênero é um dos mais procurados nas livrarias o que seria sucesso de vendas certo?

Nada é aquilo que parece ........





Se acompanharmos a lista dos livros mais vendidos no Brasil na categoria de ficção, veremos que o gênero fantasia está presente com bastante força há algum tempo. Livros como Harry Potter (Editora Rocco), a Saga Crepúsculo (Editora Intríseca), Percy Jackson e os Olimpianos (Editora Intrínseca) e ainda os de Dan Brown (Editora Sextante) permaceram e permancem no topo. Contudo, há uma ausência de representantes nacionais nesta lista, mesmo que existam muitos escrevendo nesta linha. Qual seria a razão desta ausência? Será que a nossa literatura fantástica ainda é jovem demais, será que falta divulgação, será que estamos pecando de alguma forma na qualidade ou a causa é esta mania do brasileiro de preferir o estrangeiro?

Bom na FANTÁSTICA vocês poderão ver a opinião de cada um dos redatores, mas a minha (Que estará lá) eu colocarei aqui e abro o espaço para a opinião de cada um de vocês, amantes da fantasia.

Vejam o meu texto:

O gênero fantasia sempre foi e sempre será o mais admirado nos livros, filmes, séries e afins. A curiosidade do ser humano por aquilo que foge de sua realidade tende a ser alta e isso garante ao estilo uma aceitação nos mercados respectivos. No caso dos livros, vemos a sua força quando algumas obras são verdadeiros fenômenos de vendas como O Senhor dos Anéis, Harry Potter, e recentemente Percy Jackson e os Olimpianos. Tamanho foi o sucesso destes títulos que filmes foram criados e garantiram sala cheia e excelente bilheteria.
Agora se olharmos para as nossas criações percebemos que essa realidade não se aplica. Os livros nacionais mais conhecidos são aqueles feitos por celebridades retratando suas vidas, livros políticos e comédias cotidianas. O que acontece é que o gênero fantasia no Brasil ainda não está amadurecido. As editoras, em sua maioria, dão maior crédito e atenção à tradução de obras reconhecidas internacionalmente e isso também acontece com os leitores. Um livro produzido por um autor brasileiro nunca terá uma tiragem igual a um livro traduzido cujo sucesso já foi garantido lá fora. Isso faz com que os leitores não tenham acesso as obras de nossos escritores, já que muitas vezes eles acabam parando nas prateleiras e não na vitrine das livrarias como destaque. Não adianta nos iludirmos, pois a realidade diz que 90% dos casos são de leitores interessados em fantasia que quando chegam a uma livraria só vão olhar para os livros em destaque, e com certeza acabarão comprando um dos exemplares que ali estão exibidos. Hoje somente indicações, uma boa propaganda, esforço do autor e o boca a boca garantem o sucesso de uma obra nacional.
Outro fator que preocupa é o nosso preconceito com nossos próprios trabalhos. Quem nunca ouviu alguém na porta de um cinema dizendo: “Ah, filme nacional é uma porcaria! Só alguns que se salvam, prefiro ver aquele da Angelina Jolie”. Detalhe: ele nem sabe do que o filme trata. Essa situação também acontece para os livros. Muitas obras sofrem o preconceito por serem produzidas aqui, sendo que livros já reconhecidos internacionalmente são muito mais fáceis de serem aceitos e divulgados, já que se foram aprovados lá fora com certeza não será ruim de ler. Poucas pessoas se aventuram em uma obra desconhecida e sem referência. E para piorar, se tiverem contato um dia com algum livro nacional e acharem ruim, com certeza isso piorará ainda mais seu questionamento quanto às obras tupiniquins.
Para finalizar, acredito que esse cenário tem sido quebrado dia após dia. Nos cinemas já podemos ver com certa freqüência filmes com boa aceitação e bilheteria. Nos livros também começamos a enxergar sucessos de fantasia escritos por autores brasileiros como o André Vianco que se especializou num estilo voltado ao terror. As editoras também estão começando a acreditar mais nos nossos trabalhos e aumentar o espaço para obras nacionais. Programas como os Novos Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século, abrem espaço para aqueles que buscam seu lugar ao sol, mas como comentei: sem a força de vontade, dedicação, propaganda e boca a boca, um livro não vai para frente, já que as editoras não fazem milagres.


Bom essa foi a minha opinião. Vocês concordam? Qual é a de vocês?

E não se esqueçam: Agora em Maio o lançamento da revista FANTÁSTICA não percam!!





Bom pessoal, semana que vem volto com o meu livro em foco. Havia prometido a algumas semanas que faria alguns posts de agradecimentos e isso começará na próxima semana. Nada como reconhecer o apoio de tantas pessoas nessa minha empreitada não é mesmo?

Julho está chegando! Faltam 2 meses e alguns dias!!!!!!

Até mais.

L. S. Schulai



Digite aqui o resto do post

15 comentários:

  1. Espero que O Vale dos Anjos seja o pontapé inicial para podermos quebrar o tabu de que os livros de fantasia publicados por autores brasileiros não são bons. Que venha julho e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro!

    Encontrei seu livro "O vale dos anjos" no site da revista Fantástica.

    Possuo dois blogs de literatura, sendo que um deles está crescendo muito rápido e já o estou usando para não apenas fazer resenhas de livros que eu leio, mas para divulgar livros de autores brasileiros e talentosos.

    Estou realizando um sorteio do livro "A Guerra das Sombras - O Livro Dinaer" do autor Jorge Tavares e em apenas uma semana, já temos mais de 150 inscrições. Está sendo um sucesso!

    Gostaria de saber se existe o interesse em fazer uma parceria para promovermos ainda mais o seu livro.

    Meu blog:
    http://amormisterioesangue.blogspot.com

    E-mail:
    biasbook@gmail.com

    Atenciosamente,

    Bia Carvalho

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, xará. Concordo com suas palavras. É mania do brasileiro de rotular tudo o que vem do seu país, ruim Eu mesmo já disse aquela famosa frase de "Filme brasileiro é uma porcaria, só tem palavrão e sexo." Um grande erro ignorante, pois filmes americanos também não contém sexo e palavrão? "Claro que sim, son of bitch" eu responderia ironicamente. As malditas legendas e dublagens sempre gostam de eufemizar um pouco, mas parando pra comparar, porque não colocam também "fdp"? Incrível, que de certa forma, até nisso os filmes americanos são favorecidos. Idem para qualquer coisa que venha de outro país.
    Mas voltando ao tema de livros, parte da culpa é mesmo das editoras que pensam mais no lucro final e cauteloso do que um incentivo arriscado mesclado a possível prejuizo( vai que o livro brasileiro não venda bem). É óbvio que a editora vai querer livros que já tenham nome, e estes são os estrangeiros. Mas felizmente, aos poucos este aspecto vai mudando, mas beeeemmm lentamente.
    Outra, as pessoas são ignorantes. Adoram sair rotulando e acham que aquilo é certo e ponto final. Se dizem "livros brasileiros não prestam, leia estrangeiros", todo mundo concorda.
    E por último, apesar de esta não incentivar nem mesmo a leitura,apesar de acharem que estão, são as escolas. Por que não adotam livros de autores nacionais em vez de clássicos antigos que estudantes nem mesmos são aptos a le-los. O resultado é o que um bando de cabeças acham livros coisas de outro mundo.
    Bom, a verdade é que ainda tem muita coisa fora do lugar. Só um "Harry Potter" brasileiro pra mudar essa cena.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro!
    Estamos aqui para iniciarmos a mudança, hehehehe! E que venha Julho!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Bom, esse realmente um tema bem polêmico. Geralmente não tenho preconceito com livros ou filmes de qualquer gênero ou origem. A minha preferência é por livros de fantasia mesmo, pois eu busco nos livros a fuga da minha realidade, lazer, sonho, fantasia. Acho que cada país tem o seu ponto forte. No brasil as publicações ou produções mais fortes no mercado são aquelas que retratam a realidade e a comédia que, nos ultimos anos, também ganha o seu lugar no país. Uma vez ouvi um comentário de um humorista brasileiro comparando o humor no Brasil com o humor estrangeiro, e disse que enquanto numa frase o brasil coloca 1 piada, nas falas dos filmes hollywoodianos tem 10.
    A questão é que a fantasia que faz sucesso nos livros estrangeiros revelam mitos de acordo com a cultura do país. Por exemplo, Harry Potter, a bruxaria é uma cultura nascida na Europa, portanto a autora dispoe de uma riqueza de detalhes, versões, lendas, histórias, que possibilitam o desenvolvimento da sua criatividade e consegue mobilizar fãs de todo o mundo.
    A literatura nacional ainda não conseguiu criar um personagem típico do nosso país, forte o bastante, para atrair esses leitores. A cultura indígena é cheia de mitos, histórias, uma adaptação fantasiosa seria bem legal, típica e diferente de qualquer outra existente.
    Enfim, acho que os próprios brasileiros deviam valorizar a nossa cultura e parar de escrever sobre os mesmos temas dos autores estrangeiros. Por mais que tentemos, o que vem de fora é melhor mesmo, a não ser que façamos algo diferente, do nosso jeito, com temas inusitados, e que não foram bem escritos anteriormente. #FikaDika

    ResponderExcluir
  6. Bem...EU concordo com tudo oq vc diz cara..Os Brasileiros são Mais reais em Questão disso...Eles querem o Cotidiano Não uma Coisa q nunca Poderia existir...Mas por outro lado isso é bom...Mas o ponto principal é que eles gostam disso mas o publico alvo não.Num sabem oq fazer com isso.
    Não Irei escrever muito...Meu ponto de vista é esse...No dia em q Um Livro ótimo De Fantasia lançar no Brasil e Fazer Sucesso Chegaram Vários outros e virão atras

    Bom,Té Mais Amigo Schulai..E boa Sorte no Seu =)

    ResponderExcluir
  7. Concordoem todas as partes citadas e escritas.Verdade mesmo sempre damos valor a coisas internacionais mais nada de valorizar o nosso lado.Com a música também é assim,apesar de gostar muito de coisas internacionais nada é tão bom como nossa música.Bem falando dos livros,precisamos de escriotes talentosos que seja bem vistas pelas editoras e leitores, criem mais meios de divlgações e mais escriores brasileiros talentosos com o Leandro.
    Viva os escritores brasileiros!!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo qe vc falou... mas tb acho qe tem muito filme e livro ruim neste país...tb acho qe só naum são bons, porqe falta criatividade, pesquisa sobre o qe o brasileiro gosta e gostaria de assistir ou ler... mas estou muito motivado com o seu livro, pelo pouco qe eu li me interessei bastante... acho qe tem tudo pra dar certo... pois vc é bem criativo e bem centrado no qe qer... bom espero qe tenha gostado do meu comentario... abraços e muito sucesso...

    ResponderExcluir
  9. Grande Schulai. Em nome da FANTASTICA obrigado a todos e são vários fatores que deixam os nossos brasileiros de fora. Além da falta de oportunidades e distribuição... a nossa literatura é nova e ainda um pouco sem identidade própria, ficando algumas vezes presos a fórmulas já testadas. Talvez falte principalmente nos autores um pouco de audácia, de liberdade nos temas. O brasileiro é um dos povos mais criativos, isso aparece bem no sucesso que é nossa publicidade no mundo. Acredito que temos ideias boas para grandes obras, falta incentivo e principalmente união dos autores para tornar o gênero FORTE...daí entra projetos como a FANTASTICA que tenta unir estes públicos e fortalcer a litratura nacional. Sei que parece discurso político (risos), mas acho que é por aí mesmo

    ABRAÇO e Lançamento dia 21/05

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro! Uma coisa boa é que apesar de as obras estrangeiras serem mais valorizadas (até porque toca na questão do mercado editorial lá fora e o daqui), a internet vem contribuindo muito para divulgação dos novos autores nacionais. Juntos, temos mais chances e possibilidades de mostrar algo novo e envolvente. Afinal, os problemas estão em toda parte, mas sem fantasia não se vive. Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu poderia escrever um comentário gigantesco sobre este assunto. Mas primeiro:

    Nós estamos falando de um país com o nível de analfabetismo altíssimo. Isso já compromete as vendas. E, dentre os que sabem ler, poucos têm o interesse.

    O segundo, e maior problema, é: brasileiro vive em uma bolha, não tem a mente muito aberta. No meu estilo, o humor, é foda escrever para os brasileiros. Brasileiro é "ofendidinho" com qualquer coisa. As editoras são conservadoras, não abrem espaço para escritores que falam sobre... errr... palavrões e sexo, talvez?

    Ainda não entendo os porquês do lado conservador brasileiro: no país da Globeleza, ter a boca suja compromete. No mínimo irônico.

    Mas a gente continua escrevendo, e lendo, e tentando. E boa sorte, Leandro!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Leandro!! Te desejo muito sucesso e que nosso Brasil reconheca os bons escritores que temos. Sou escritora de literatura infantil/juvenil, moro na Austria, recebo boníssimas críticas tanto da Europa como USA, mas do Brasil até agora recebi apenas uma!!
    Bem,sorte para você e para todos nossos escritores!!
    Um abraco!
    Tânia Maria Rodrigues-Peters
    Autora de Mozart no futuro
    www.rodrigues-peters.com

    ResponderExcluir
  13. concordo com voce Leandro; as questõs de divulgação e ditribuição são complexas e as editoras constumam ser bastante amadoras quando se trata de estratégia de marketing; não é a toa que os sucessos estrangeiros ocupam a lista de mais vendidos na ficção; é ridiculo isso; não é nem mesmo por falta de leitores, mas um medo do mercado em apostar em um nicho aqui que seria mais rentável para eles do que comprar direitos milionários de reprodução!
    Há quatro anos venho desenvolvendo uma história e uma narrativa; o que aconselho a qualquer é; leiam e estudem bastante sobre os temas, não sejam ingênuos de achar que Tolkien ou Lewis não conheciam os principios mitológicos elucidados por Joseph Campbel, a psicologia analítica de Carl Jung ou tinham convicção e embasamento de que escreviam sobre mundos e coisas muito além do mero escapismo.
    e acima de tudo amigos, particularmente acho que o tempo é o melhor depurador de uma história.

    ResponderExcluir
  14. e fico feliz de ver que há muitos de nós com essa vontade de criar esse movimento aqui no brasil, em meio a tanto pragmatismo e um desejo dos Escritores em geral serem revolucionários e herméticos...a aventura e o mito são fantásticos por serem prosaicos e tocarem em temas eternos na alma. Temos sede disso.

    ResponderExcluir
  15. Verdade. o brasil necessita de nomes de peso,temos que nos ajudar em vez de ficar reclamando.
    Tenho certeza que o brasil esta cheio de talentos escondidos, infelizmente não existe um isentivo alem de nossa cultura não ajuda muito, vamos criar, trabalhar e usar uma arma que esta ao nosso favor, as redes sociais!
    um abraço do amigo Vinicius Amaro S.S. trabalho em andamento (A batalha das nações)

    ResponderExcluir