Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Divulgando o seu livro / Evento Darkness Rising

Boa Noite leitoras e leitores!

Hoje com um post após o horário convencional, mas tudo por causa da agenda corrida! São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, porém tenho a alegria de dizer que são coisas muito boas!

Como eu tinha avisado anteriormente resolvi fazer mais um dos meus tradicionais posts de auxílio a aqueles que estão começando com o seu livro assim como eu. Uma coisa que eu percebi muito nesse começo da minha trajetória é a força que uma boa divulgação tem nas vendas de um livro. Não tem jeito. Se um livro não é conhecido e se uma pessoa não tem uma referência ou mesmo um contato prévio com algum livro ele não será adquirido e isso é fato!

Quem vai a uma loja e compra um livro desconhecido e sem qualquer referência? É muito difícil. Por mais que seja pela capa ela tem uma noção se ele é bom ou ruim, mesmo que seja por uma indicação de algum conhecido. O que pretendo aqui nesse post é mostrar quais maneiras de divulgar o seu livro e fazer com que ele possua uma referência para aqueles que querem adquiri-lo ou mesmo para aqueles que nem sabem quem é você.

Preparados?

Sintam o poder de uma boa propaganda:



Então boa leitura!




Boca a Boca

Bom esse é o mais antigo, mas também um dos mais eficientes meios de divulgação de livros (E qualquer outra coisa). Essa estratégia consiste na indicação de uma pessoa que conheceu o teu livro a outras e assim sucessivamente. O bom dessa estratégia é que uma pessoa realmente compra o teu livro se ele for bem indicado por algum conhecido dela. Nesse caso se trabalha a questão da confiança então se um amigo teu indicar o teu livro a um outro amigo dele essa pessoa confiará no critério de julgamento adotado e com isso vcê começa a atingir um público que você não esperava conar.

Blogs

Quem nunca procurou uma referência de algum livro em blogs? Ou mesmo quem nunca descobriu um livro novo através de um site literário? Esse é o poder dos blogs: a oportunidade de você ter seu livro resenhado e com opinião formada através de alguém que conhece sobre o assunto e se propõe a explorá-lo ao seu público leitor. Além de resenhas os blogs também ajudam a promover o seu livro com sorteios, entrevistas e até mesmo divulgando seus eventos e realizações. Um bom relacionamento com blogs é fundamental para um autor e pode ter certeza que em quanto mais blogs você aparecer maior será o público a se interessar pela sua obra.

Redes Sociais

Qual pessoa que hoje não tem pelo menos 1 rede social? Eu sei que existem diversas pessoas nesse perfil, mas espero que nenhum autor se insira nesse contexto. Os escritores têm que ter em mente que não adianta mais ficar sentado apenas esperando seu livro ser lançado. E que a internet tem se tornado a maior força de divulgação de um livro. Não há como contrariar. A internet permite que em um mesmo dia você divulgue seu livro a pessoas de diversos lugares do mundo e sem sair da sua casa! E nada como as redes sociais para te ajudarem nessa tarefa.

Elas permitem que você entre em contato diretamente com os leitores, divulgue seu livro, insira seus eventos, converse com seus amigos e faça com que eles divulgem o seu trabalho aos seus outros amigos (Boca a boca). O legal é que o efeito é bola de neve e uma pessoa que conversa com você através de uma rede social deixará um sinal que chamará a atenção de outra e quando você for ver várias pessoas que antes eram desconhecidas passará a ingressar a sua lista de contatos (Principalmente se você tiver a força dos blogs junto de você).

Por isso autor que quer reconhecimento e divulgação tem que ter twitter, orkut, skoob, facebook e afins!


Cara de Pau

Essa maneira de divulgar é complicada, pois requer coragem e principalmente tranquilidade. As chances de retorno não são 100% concretas, mas quando uma dá certo a alegria e retorno são enormes. Um exemplo de como ser cara de pau é deslocar-se até as livrarias e vender o teu próprio livro. Além de correr o risco de ser expulso da livraria você terá a grande probablidade de ouvir um não. Mas ouse em vender um livro e na hora outras pessoas se sentirão chamadas para te conhecer. É o efeito borboleta! U,ma pessoa comprou e a outra percebeu que comentou com a outra e uma coisa vai puxando a outra. Aborde as pessoas, vá em eventos com a camiseta do seu livro, leia-o no ônibus para chamar a atenção de quem estar ao redor. Use e abuse da sua coragem, pois ela lhe trará muitos resultados e também muitas risdas!

Criatividade

E ai entra a última dica! Como ser criativo? Como divulgar de uma maneira pouco usada atualmente? Como fazer com que pessoas conheçam meu livro de uma maneira nunca antes feita e que isso vire um exemplo para as outras pessoas? Isso é ser criativo! Posso usar o exemplo da twitcam! Uma ferramenta criada para bater papo e ficar de bobeira se transformou em uma excelente ferramenta dos escritores de divulgar o seu livro, conversar com os leitores e principalmente: se aproximar deles. É a melhor maneira que muitas pessoas tem de ver o escritor de uma obra já que elas não tem condições de comparecerem a algum evento! A iniciativa tem dado tão certo que hoje a twitcam virou referência no mundo literário e muitos autores tem aderido a tal ferramenta! Eu já a utilizo a um mês e tenho tido ótimos resultados!

Outro exemplo é criar algo diferente como foi a criação da revista fantástica e do projeto novas letras, dois exemplos de iniciativas criada por autores que renderam não só bons contatos e divulgação, mas também como alternativas de expansão de rede social e participação em eventos.

Vejam a minha última twitcam que interessante rs





Gostaram? Espero ter ajudado mais uma vez e que isso traga muitos frutos à nossa literatura!


Para finalizar gostaria de avisar a galera do RJ que dia 26 de Setembro tem o Darkness Rising, um evento de literatura fantástica extremamente bacana e com uma organização de dar inveja a muitas empresas, pois ele está sendo desenvolvido por fás de literatura como a gente! Meus parabéns ao organizadores pela iniciativa!

O evento começa as 10 e terá seu término as 19!

E eu estarei presente com um workshop sobre a criação de um livro. Como fazê-lo atrabés de um papo dinâmico e dicas rápicas e eficazes!

Não vão perder ein!


Banner do Darkness Rising:






Abração galera e até semana que vem onde falarei do evento no RJ e dos filmes que inspiram a criação de livros!


Att,


Leandro Schulai


9 comentários:

  1. Ameeeeei, Schulai!!! :D Eu estou fazendo isso tudo, mas aos poucos, afinal ainda nem mandei meu livro pra editora, né ^^ Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas! Algo que muitos precisam ler!

    ResponderExcluir
  3. As dicas são ótimas mesmo!

    Meu blog tbm divulga o evento Darkness Rising
    http://arelli-anjo.blogspot.com/2010/09/evento-darkness-rising.html

    Claro que tem O Vale dos anjos logo de cara neh.
    Dá uma passadinha por lá!
    Abraços...

    PS: Jah respondi teu e-mail, dá uma conferida tbm!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei do Darkness Rising encharcada porque esqueci meu guarda-chuva! haha.. Mas valeu a pena.
    Comprei teu livro e ganhei autógrafo, ebaa!

    - Talvez - Você deve se lembrar de mim porque eu acabei ajudando minha amiga a comprar o livro também, na falta de 6 reais. Ela ficou toda boba! rs
    Gostei muito da palestra e dicas, parabéns. Espero gostar também do seu livro (muito provável XD)

    Bom, foi um prazer. Quando terminar de ler eu passo aqui pra dar uma opinião mais esclarecida. (Gosto de detalhar tudo...)

    Beijão e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. A Noite de Autógrafos da obra "As Lágrimas de Merlin" (de Rafael Nitta) vai acontecer no dia 19/10/2010 às 19h00 no Café Noir (Rua Augusta, 331 - Consolação). Você vai?

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante desse blog tanto quanto do texto informativo e explicativo. Parabéns. Realmente é muito difícil começar. Há muitos escritores, muitas obras, cada uma é única. Eu publiquei meu primeiro livro. Os passos são lentos. As visitas ao blog andam bem, mas poucos comentam. Acho que o que ajuda muito são as parcerias de blogueiros um com o outro. Eu me disponho a qualquer divulgação sua. Gostei das suas idéias e opiniões. Meu livro TODOS OS OLHARES PARA MIM, tem blog, comunidade no orkut, enfim, mas o brasileiro ainda não tem um hábito bom de leitura. Abraços. Espero seu retorno.

    ResponderExcluir
  7. Gostei mesmo muito das dicas. E concordo que é dificil começar, eu ainda estou tentando começar e não tem sido facil.
    Mas bom texto bem explicito :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Gostei, acho que a camiseta deve ser usada nas ações cara de pau. isto é, circular nas livrarias para vender seu livro vestido com a camiseta pode facilitar a proximação do público.

    ResponderExcluir
  9. http://poesiaswilleramorim.blogspot.com/
    BOA LEITURA

    ResponderExcluir