Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A importância dos Eventos - Bienal de Curitiba

Boa Noite leitoras e leitores!

Como havia prometido na última semana aproveitarei esse espaço para redatar um pouco o que de bom aconteceu na bienal de Curitiba e dar algumas dicas sobre a importância do autor nos eventos que são realizados.

Foto da Bienal de Curitiba (Da esq para a dir): Thiago Casanova begin_of_the_skype_highlighting     end_of_the_skype_highlighting (Sobre Livros), Lorran (Subtitulo) e eu!






Para quem não sabe a bienal de Curitiba foi realizada entre os dias 01 e 10 de Outubro no shopping estação no centro da cidade paranaense. O evento foi o primeiro da cidade (Que conta com a bienal do estado - com a próxima realização em 2012), então não era de se esperar grandes stands e nem um público em massa igual nas bienais do RJ e de SP. Mas mesmo assim o evento valeu muito apena, pois me trouxe uma proximidade muito grande com algumas pessoas e também me trouxe um contato mais próximo com os meus leitores que compareceram para me prestigiar na bienal e ali pude acompanhar melhor suas opiniões e expectativas para O Vale dos Anjos 2.

A bienal também trouxe a participação dos autores Eduardo Spohr e Orlando Paes Filho que, no sábado, realizaram uma palestra incrível sobre sagas e peculiaridades sobre suas carreiras.

Para o domingo tivemos a ilustre presença do Derico Sciotti, que para quem não sabe é o saxofonista do Jô Soares. Ele estava autografando o seu novo livro e posso dizer que ele foi muito simpático com o público.

Laila, Derico e eu. Tomara que ele goste do Vale dos Anjos e o indique ao Jô rsrs



Para a fantástica 4 eu farei uma matéria com mais detalhes sobre a bienal, mas ressalto que foi excelente e espero poder comparecer novamente no futuro.



Para os escritores novos fica a dica: Participem ao máximo de eventos. Parece um pouco clichê, mas os motivos para se participar de tais momentos vão muito mais do que alavancar as vendas do seu livro. Em primeiro lugar e voltando a citar o que acabei de expor, o autor presente chama a atenção dos leitores. Muitas pessoas compram um livro, simplesmente pela presença do autor que ali tem toda a chance de vender o seu trabalho. E ai vem a importância do carisma. O autor quando conversa agradavelmente e consegue cativar o leitor dificilmente não consegue ganhá-lo como novo leitor.

Outro fator muito importante são os contatos. Eventos literários colocam o autor em contato direto com pessoas muito importantes do ramo literário como escritores, blogueiros, representante de editoras e responsáveis por livrarias. Eu mesmo fiz um contato maravilhoso com o representante de vendas da livraria Curitiba e talvez isso me retorne um evento por lá futuramente. Mas se eu não estivesse ali isso jamais teria acontecido.

O último ponto importante é o fato desses eventos permitir o fortalecimento de laços de amizade. Eu por exemplo conheço pessoas de todo o Brasil, mas são em eventos como esse que consigo encontrar essas pessoas ao vivo e isso fortalece muito a amizade com elas. É muito importante ter amigos e poder participar de um evento na presença deles, pois além de tornar tudo mais divertido e empolgante ajuda até em questões burocráticas como dividir o hotel.

Eu e o pessoal do sobre livros e subtitulo rachando o hotel


Enfim fica a mensagem: sozinho nada faz sentido e como diz o Jack Sheppard em Lost: Live Togheter, Die Alone!



Para a semana que vem falarei sobre um evento muito legal que acontecerá no sábado, dia 16/10 na livraria Cultura do Shopping Market Place. Será o Papo Fantástica Ao vivo que contará com a minha presença como integrante do evento! Para quem é de SP e puder comparecer será uma chance maravilhosa de bater um papo, conhecer mais sobre o mundo literário e até mesmo adquirir o seu exemplar do Vale dos Anjos autografado! O Convite está abaixo:





Espero por vocês!!!


Até a próxima semana



Att,


Leandro Schulai.

9 comentários:

  1. Fala parceiro, pode contar com a minha presença, dia 16/10 no evento da revista Fantástica. Quem sabe, dessa vez, não conseguimos conversar melhor? (Risos)
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ohhh vontade de uma bienal boa!!! Aqui na minha cidade nao tem nao!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o contato com os leitores é o mais importante... Mas não podemos deixar de lado o fato que nesses eventos tem pessoas muito importantes do meio leterario...

    ResponderExcluir
  4. Mas esse Schulai é um cegueto mesmo! Me confundiu com o Rafa na primeira foto. Schulai tu ficou quase 3 dias com nós e não reconheceu quem é quem? A nãoooooooooooo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros sobre anjos =] um dia, se a minha faculdade e meu trampo deixarem, eu termino o meu o/ Parabéns!

    u_U (se for mais de um comentário, ignore...eu sou noob!)

    ResponderExcluir
  6. oi, comprei o seu livro na bienal ~
    gostei bastante dele, acabei por ler ele em dois ou três dias.

    ResponderExcluir
  7. Curti muito o evento do Papo Fantástica na Livraria Cultura. Até escrevi uma resenha no meu blog...rs. Já que alguém esqueceu de gravar o Podcast....rs. Abraço.

    PS: COmo ficou sabendo desse evento da Bienal de Curitiba?

    ResponderExcluir
  8. Pessoal agradeço a todos que compareceram ao papo fantástica! Foi muito gratificante e espero que isso se repita no próximo mês!

    Vince fico feliz que tenha gostado do meu livro e pode esperar que o segundo será ainda melhor!

    Tiago foi mal pela troca rsrsrs! Já arrumei na foto!

    ResponderExcluir
  9. Compreendo o equívoco! Questão facial é uma boa desculpa, haheuahueh.

    ResponderExcluir