Pages

Subscribe:

Labels

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Promoção de Natal - Respeitando a opinião do leitor

Boa Noite leitoras e leitores, mais uma vez eu atrasei o post da semana, que coisa feia não é mesmo? rs

Mas eu tenho uma explicação: eu atrasei porque estou revisando a parte 2 do meu livro, por isso acabei me enrolando ontem em uma parte que está simplesmente perfeita dai nao sobrou tempo. Me desgastei tanto ontem revisando que acabei dormindo em cima do teclado rsrsrs. Bizarro!

Bom mas essa semana trouxe 2 assuntos para vocês: 1 que será maravilhoso para quem ainda não leu o vale dos anjos ou procura um presente de natal e outro que pode não ser tão agradável, mas é necessário.

Então vamos ao que interessa: Promoção de Natal do Vale dos Anjos!

Isso mesmo: Você que busca um livro para dar de natal, ou que ainda não adquiriu seu exemplar do Vale dos Anjos fique tranquilo: seus problemas acabaram!! (Olha só to parecendo o cara das casas bahia rs)

Falando sério gente. Eu estou com 80 exemplares em casa sobrando e resolvi fazer uma queima de estoque. Por isso nada como aproveitar o natal para realizar essa ação. Então pensei aqui comigo e trag oa melhor oportunidade de todas ein!

O Vale dos Anjos + 2 brindes + embrulho para presente por 30 reais com frete incluso!

Está de graça não é mesmo?

E o que são esses brindes? Bom na compra do livro você escolhe 2 brindes que serão entregues gratuitamente: botton do livro, marcador de página ou cd com a trilha sonora. Não é promoção! Comprou levou rsrsrs

Entenderam a promoção? compra o livro e escolhe 2 desses 3 brindes mais o embrulho se quiser por 30 reais com frete incluso. Espero que gostem viu! Quero chegar no carnaval sem livros em casa rs. Conto com a ajuda de vocês.

Os interessados é só mandar e-mail para: schulai@hotmail.com e lá eu passo as formas de pagamento!


Bom agora que passou esse momento mais descontraído vamos para a parte séria e dessa vez é séria mesmo. Quem quiser acompanhar é só clicar abaixo...




Pessoal essas semanas eu tive algumas notícias bem tristes que por um momento me fizeram me sentir envergonhado. Soube de duas situações onde os autores de livros repudiaram seu leitor simplesmente por que ele não gostou do livro, ou mesmo não concordou com o escritor em alguns pontos.

Confesso que na hora não acreditei na história, parecia tão surreal um escritor querer tirar satisfações com um leitor e isso me pareceu fantasioso. Foi então que tive acesso ocorrido e pude verificar que realmente era verdade e isso me afetou.

O engraçado foi que eu não pensei em comentar sobre esse assunto, mas alguns dias depois recebi o meu primeiro abandonado no skoob e isso na hora me remeteu à essa história. Naquele momento eu fiquei um pouco chateado. É complicado para um escritor ver todo seu trabalho e dedicação de anos refletido em um abandono. Isso magoa e dá um sinal de que você não teve a capacidade sequer de prender seu leitor. O que será que havia feito de errado? Ali eu tinha 2 opções: fingir que nada tinha acontecido ou abordar o leitor.

Naquele momento eu pensei: vou abordar o leitor. E então veio o pensamento: como fazê-lo? Acredito que na hora em que os escritores do caso viram o comentário, ou o abandono se sentiram ofendidos e automaticamente já partiram para a resposta, mas no meu caso eu pensei diferente. Ali pensei como leitor e o pensamento que cheguei foi o seguinte:

Ninguém é obrigado a gostar do livro de ninguém . Isso é um fato. Cada pessoa tem um gosto diferente, uma criticidade diferente e isso não a faz melhor ou pior do que ninguém. O fã de crepúsculo não é melhor do que o fã de harry potter assim como o fã de vianco não é melhor que o fã de spohr. Isso é gosto. E por ser gosto SEMPRE haverá alguém que não irá gostar do teu trabalho e isso não impede em nada dela expressar a sua opinião, afinal estamos em uma democracia. Nós batemos tanto no peito que somos contra a ditadura, mas quando estamos na situação contrária somos os primeiros a repudiar uma opinião contrária a sua.

O que é ruim é a tal da crítica destrutiva. Aquela que é feita com teor sarcástico e com total objetivo de denegrir um trabalho. Isso até daria o direito do autor de responder de uma maneira mais agressiva, mas será que vale a pena? Se uma crítica é destrutiva nada que você responda valerá a pena então por que se envolver?

Agora apenas por que alguém reprovou sua obra, não é motivo nenhum para se realizar qualquer tipo de crítica. E foi o que eu fiz. Na verdade eu pensei: se ele abandonou meu livro alguma coisa ele não gostou. Mas o quê? O que posso tomar de aprendizado com esse leitor? Isso sim é importante para o autor e é legal dele fazer. A vantagem de termos acesso aos nossos leitores é termos esse feedback e crescermos como profissionais. Mesmo que você não concorde com a crítica do leitor, use isso como uma maneira de entender o público que o leu e até mesmo a traçar um perfil dos leitores.

Foi então que abordei o rapaz que abandonou meu livro e perguntei a ele o que ele não tinha gostado e que me falasse, pois isso serviria como uma lição para mim. Agradeci por ele ter começado a leitura e assim esperei a resposta.

Foi muito engraçado, mas a resposta dele foi algo que me assustou e por isso colo na íntegra para vocês:

"cara, seu livro é muito PERFEITO, entretanto era emprestado e com o término das aulas não tive a oportunidade de terminar. :/"

Engraçado não é mesmo? Para quem não acredita é só olhar na minha lista de recados do skoob. Imaginem se eu tivesse sido grosseiro como seria a recepção dele? Teria perdido um leitor que estava gostando do livro apenas por me ofender por uma atitude dele.



Fiz todo esse texto, pois eu como autor iniciante sei como é difícil quebrar a barreira dos leitores. Hoje há preconceito de alguns em relação as obras de autores nacionais e isso requer dos escritores um grande esforço de divulgação, abordagem, presença e qualidade em seus trabalhos. Um exemplo como esse faz com que esse preconceito só aumente e escritores como eu paguem a conta.


Fica a mensagem como escritor e alguém que já recebeu muitas críticas de todos os tipos: Liberdade de expressão!



Na semana que vem estou com algumas ideias e se der certo passarei a vocês. Escreverei também sobre o papo fantástica ao vivo do dia 11 que será uma festa de fim de ano da literatura com direito a sorteio de livros e brindes! Tudo isso na Biblioteca Viriato Corrêa! Imperdível não?


Semana que vem eu conto mais!


Até Mais.


Leandro Schulai.

8 comentários:

  1. Seu lindo! Texto lindo e loiro, tal qual sua companheira de Papo Fantástica! =D

    Deu o livro pro menino?

    ResponderExcluir
  2. Sobre a promoção:
    Agora é minha vez... num te como perder essa! Breve terei nas minhas mãos o meu OVA... tem gente lá no trabalho que vai me invejar e muuuuuuuuuuuuuuito!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Sobre o "abandono":
    Eita, história interessante heim... Eu tenho um abandono no SKOOB... fiquei pensando aqui.... tudo bem que é um estrangeiro, mas me fez refletir : " por ser gosto SEMPRE haverá alguém que não irá gostar do teu trabalho e isso não impede em nada dela expressar a sua opinião, afinal estamos em uma democracia. "
    Vou ter que ler tudo agora... deu uma dor na consciência...



    Sobre o comentário da ALBA:

    Se num deu o livro... poxa Schulai, dá o livro pro cara. Ele merece!

    ResponderExcluir
  3. Nunca abandonei livro algum... Teve um que até pensei em deixar de lado, mas depois a história esquentou e percebi q era ótimo.
    Como o leitor disse, Schulai: seu livro é perfeito!!!
    Como eu já disse: ansiosa pelo segundo!

    Quanto a promoção --> Que vontade de sortear mais um OVdA no blog Arelli... pensar no assunto.

    Parabéns pelo sucesso, autor!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que com todos os livros para ler eu já deixei a historias de lado, pois não estavam muito legais, mas depois retomei a leitura com mais calma.^^
    Mas realmente é muito triste algo assim =/

    ResponderExcluir
  5. Achei muito legal seu texto e a sua opinião sobre o assunto. Eu também não entendo autores que "atacam" um leitor que não gostou do seu livro.
    Eu acho muito incrível a oportunidade de poder ter acesso ao escritor, fantástico. Eu sempre gostei de ler, mas cresci lendo clássicos, então não tinha como eu entrar em contato com os autores mortos, né?! hahaha.
    Recentemente que descobri o quanto é legal poder conversar e dar essa resposta aos nossos autores favoritos. E eu acredito que uma das coisas que faz o autor crescer é esse retorno.
    E poxa, além do autor crescer, é muito legal para o leitor saber que ele fez parte do crescimento de alguém que ele gosta e admira! ^____^ Ler um futuro trabalho sabendo que de alguma forma tem uma pitadinha sua ali dentro... é massa demais!

    Nunca li seu livro, mas tenho a maior vontade, quem sabe eu não aproveito a promoção de Natal e compro. hehe ;-)
    Beijo, até mais!

    ResponderExcluir
  6. Leandro, meu site oficial entrou no ar na semana passada. O link é www.khederhenrique.com.br. Confira e depois eu quero saber sua opinião. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que causo interessante.
    Acho que sei de qual livro o autor se 'rebelou'.
    Agiu como um parnasiano, como se estivesse no topo do mundo.

    Sua atitude, Schulai, foi muito coerente. Como leitor, todos tem a possibilidade de não gostar de uma leitura. Se eu abandono, é porque realmente não deu certo naquele momento de leitura. E é com pesar que o faço.
    Ainda bem que não agiu por impulso. ^^
    Imagine o estrago que não teria feito! \o/

    E aí, ele ganhou um livro? xD

    ResponderExcluir