Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como aumentar o sucesso e reconhecimento de um blog

Boa Noite leitoras e leitores tudo bem com vocês?

Quem acompanha o meu site/blog a bastante tempo sabe que um dos objetivos dele sempre foi auxiliar os novos escritores com dicas sobre o mercado, divulgação e criação de sua história. Ao longo desse ano várias sugestões foram oferecidas e esse foi um dos motivos que fizeram esse blog crescer e foi pensando no crescimento dele que venho escrever esse post.

Não sei se todos que estão lendo esse texto aqui sabem, mas no final de semana (Dia 05) tivemos um episódio lamentável envolvendo um blog que possuía um grande prestígio dentro da blogosfera. Para conferir a história é só acessar esse link: http://glo.bo/g6KHOy

O grande problema disso tudo é que o blogueiro foi acusado de farsa e quando começou a ser pressionado por todos os lados simplesmente excluiu o seu blog e sumiu do mapa dando a entender que realmente estava mentindo desde o começo numa tentativa clara de se auto promover. Isso me deixou bastante chateado, pois além de conhecê-lo e termos feito parceria isso fez a credibilidade dos blogs serem colocadas à prova com essa história. Quando soube disso fiquei com vontade de fazer um post protestando e falando o que não deve ser feito, mas pensando bem isso não ajudaria muito.

Por isso acompanhem algumas dicas de quem conheceu muitos, muitos blogs e fez parcerias com muitos deles e com a experiência de conhecer tantos blogueiros e métodos de divulgação e promoção seguem algumas dicas de como fazer o seu blog crescer sem a necessidade de histórias como essa....





Bom quem me conhece sabe que a minha maior preocupação desde quando lancei o meu livro foi em como aumentar o poder de divulgação do meu livro e como fazer com que fosse um escritor reconhecido. Sempre tentei encontrar maneiras diferentes de promover meu trabalho e tentar realizar projetos diferentes. Mas isso é para um escritor. Como funciona em um blog????

Antes de começar as dicas uma coisa tem que estar muito clara na cabeça de um blogueiro: Para que eu criei esse blog literário? E a principal: Onde eu quero chegar com ele? Essas respostas tem várias alternativas. Eu posso criar um blog com o único intuito de ganhar livros ou então posso criar um blog para conhecer o público leitor já que meu grande sonho é ser um escritor no futuro. Confesso que o segundo motivo foi o que me fez criar o meu e foi de muita ajuda, pois fiz muitas amizades por causa dos meus posts então digo que sem NENHUMA divulgação, se o seu blog tem um desses dois intuitos, você consegue realizar esses dois objetivos. Obviamente não de maneira satisfatória já que certas editoras só fazem parcerias com blogs com certo número de seguidores e para se conhecer o público leitor você tem que fazer seu blog crescer a cada dia.

Agora você que criou o seu blog por que ama ler, gosta desse universo e quer realmente ter um site com muitos seguidores, prestígio e ser referência naquilo que faz o caminho é bem árduo. Em 2010 tivemos um verdadeiro big bang de blogs literários e se manter como um dos melhores não é uma tarefa fácil, mas com muito trabalho e criatividade é possível se chegar lá. Mas como????? Vamos às dicas:


Promoções

Esse é o princípio básico para fazer o seu blog crescer. Quem não gosta de uma promoção de blog? Eu por exemplo quero muiito ler a Pirâmide Vermelha do Rick Riordan. Se souber de um blog fazendo promoção dele com certeza vou segui-lo e vou começar a dar uma chance a ele. Essa é uma ótima opção para blogs iniciantes e que ainda buscam seu espaço e querem um crescimento rápido. Eu sei muito bem disso por causa da minha promoção (Está rolando a dois posts abaixo valendo muitos prêmios como um vale livros de 150 reais). Eu tinha 365 seguidores até começá-la e em 2 semanas eu tive mais de 100 inscrições. O post foi o mais comentado da história desse blog (43 contra 32 do post da minha capa) e olha que a promo ainda não acabou então vocês podem ver como esse tipo de artifício é poderoso.

Muitos blogs que eu acesso e tem muitos seguidores realizam promoções maravilhosas e some-se isso ao poder de divulgação das redes sociais o seu blog tende a crescer como um balão de festa junina.

Por isso considere as promoções no seu repertório e lembre-se: para se chegar ao Paraíso é preciso de muito esforço e investimento. Por isso no começo muitos dos livros sorteados, principalmente os internacionais terão que ser comprados pelo blogueiro até que ele chegue a um patamar onde ganhe os livros dos autores e editoras e comece a efetuar promoções "gratuitas". Mas lembre-se: quanto melhor sua promo mais participantes terá....

Esse conceito é completamente diferente para os escritores. Eu por exemplo não escolho blogs por seguidores, mas sim por outros dois motivos que citarei mais a frente. Um deles é esse abaixo:


Qualidade nas Resenhas


Gente é sério. Qualidade nas resenhas é algo difícil de se conseguir principalmente quando se trata de um livro que já foi resenhado por muitas e muitas pessoas. Como se sobressair? Tem muitos blogs que tem se tornado referências pelas pessoas na hora de se comprar um livro. Isso porque as resenhas delas possuem 3 elementos fundamentais: Conteúdo, Sinceridade e Integridade.

Resenhar não é fazer uma sinopse do livro e depois dizer que gostou. É falar o que gostou e porque gostou. O que não gostou e porque não gostou. É apontar os pontos fortes e fracos não se importando se o autor é seu amigo, ou se a editora irá fazer vista grossa você representa um elemento de imprensa e sua obrigação como blogueiro é ser íntegro com aqueles que te seguem e lêem o que você escreve. Outra coisa legal é tentar inovar. Já vi blogs que fazem trilha sonora do livro resenhado, que fazem uma matéria de revista dividindo o livro em temas de acordo com o decorrer da história e vi blogs que acham defeitos nos melhores livros do mundo e qualidades nos piores livros sempre apontando o principal: Por que comprá-lo?

Uma dica é tentar reinventar o conceito da resenha. Quem sabe uma vídeo resenha ou mesmo áudio resenha? Tentar entrevistar leitores, enfim, qualquer coisa que saia do que já existe. Isso traz credibilidade e curiosidade das pessoas que enxergam e pensam: "Que criativo quer ver mais disso". Por isso antes de fazer uma resenha pense que não é uma redação de colégio, mas sim um texto jornalístico que poderá acabar com a carreira de um escritor ou mesmo promover um material sem qualidade que na frente sofrerá graves críticas por causa dessa promoção indevida.



Dedicação e Disciplina

Essa dica vale para tudo. Na sua carreira profissional, no seu sonho de ser um escritor, atleta, médico, enfim tudo! Inclusive um blogueiro reconhecido!

Eu por exemplo. Tenho obrigações com escritor em divulgar meu livro, realizar eventos, escrever, responder meus leitores, atualizar meu canal no youtube e escrever regularmente nesse blog. Eu sei que muitas vezes bate aquele cansaço ou chega aquele feriado em que você não estará em casa para postar, mas lembre-se: seus leitores entrarão no seu site e se nada encontrarem começarão a frequentar outros lugares. Eu mesmo já fraquejei e deixei de atualizar esse blog às terças feiras, mas tento sempre ao máximo não deixar isso acontecer, pois foi um compromisso que assumi.

Agora um blog que tem sua caractéristica falar de todos os livros possíveis é normal de se esperar uma regularidade de postagens pelo menos 1 por dia. Se isso não é possível de se fazer sozinho pense então na hipótese de se criar uma equipe, mas lembre-se do começo do texto: Onde você quer chegar? Ter uma equipe aumenta suas responsabilidades já que você será responsável não só pelo que escreve mas também pelo que sua equipe escreve. Atualmente conheço alguns blogs com vários integrantes e a química entre eles é uma das chaves para o sucesso do mesmo. Isso faz com que tenha blogs com até 10 postagens diárias! Um número expressivo.

Dedicação também envolve aprimorar o que já tem. Eu mudei algumas vezes de layout, inclusive com ajuda de pessoas queridas, pois sei que o layout é muito importante para um site. Sei ainda que o meu layout não é o melhor, mas está muito bem feito e atende às minhas necessidades. Agora imagina para um blog que tem de divulgar 10 promoções, resenhas importantes e informações? Pense que um bom layout faz com que vários posts permaneçam em evidência e isso só melhora os eu trabalho. Crie menuns, use flash para criar imagens que levem à links diferentes. Crie um espaço só para resenhas outro para informações e outro para promoções. Use e abuse de imagens e vídeos e organize as informações. Muitas vezes tem uma resenha maravilhosa que você fez, mas em 2 semanas ela já está na terceira página do seu blog e ai quem entrar acabará nem encontrando já que ficar clicando no +antigos e fuçando post a post não é legal....


Seja Diferente

Bom essa é outra regra fundamental em tudo que se faz na vida. Para ser um escritor de sucesso uma das obrigações é criar um livro diferenciado que faça as pessoas se interessarem por isso. Harry Potter é o que é em boa parte pela inovação da J. K. Rowling no gênero. A Stephenie Meyer à sua maneira também inovou nos romances e vejam quantos livros tivemos com as caractéristcas do Crepúsculo? Filmes iguais a Matrix? Enfim ser diferente è sinal de reconhecimento!

Eu vejo muitos blogs e tem certas coisas que todos acabam fazendo e isso me deixa com uma pergunta: Será que ninguém pensou em fugir do padrão? Tem tanta, mas tanta coisa que pode ser criada e de maneira tão simples... Sei que não é fácil e muitas vezes ter uma ideia é mais difícil do que executá-la, mas se você tiver sempre pensando em como inovar uma hora vai achar algo para criar. Muitas ideias podem não ter sucesso, mas isso não é sinal de que você deve desistir. Lembre-se que é tentando que se consegue!

Eu sou um exemplo disso. A todo momento tento fazer algo diferente seja participar da revista fantástica ou criar um canal no youtube cobrindo eventos eu estou sempre nessa busca incessante pela inovação. O meu próprio livro segue uma linha diferente e muitos que o leram dizem que ele foge dos padrões do tema. Se isso é bom ou ruim, ou mesmo se me trará bons resultados eu não faço a mínima ideia. Mas garanto que não me arrependo de nada que fiz até hoje....

Pense e Inove!!!!!


Seja Atencioso com seus leitores

Bom pessoal, sei que muitas das dicas que dei acima são difíceis de se seguir. Conhecer de web para melhorar seu layout, ter uma câmera de qualidade e tempo para gravar vídeos, dinheiro para comprar livros para promoção, tempo para postar diversas vezes. Nada disso é fácil e muitas vezes o blogueiro não consegue, afinal, ninguém vive de blog e temos nossos compromissos diários e precisamos pensar no nosso futuro rentável. Por isso muitas vezes nada do que disse consegue ser seguido, mas essa dica de agora é fundamental e pode ser seguida por qualquer pessoa: seja atencioso com seu leitor.

Eu por exemplo recebo muitos e-mails, tweets, recados no orkut e facebook. Confesso que não consigo dar conta de tudo (Principalmente os pedidos de parceria), mas eu sempre tento dar o máximo de atenção possível, sendo cordial e simpático. TODOS os leitores que me procuram para falar sobre o livro e dar sua opinião eu respondo. TODOS os blogueiros que fazem resenha do meu livro eu comento, seja respondendo um e-mail, mandando um tweet ou mesmo comentando na postagem do blog. Isso é sinal de que você reconhece e agradece aquele que entrou em contato contigo. Por isso no caso dos blogueiros deixe sempre uma opção de contato, responda os e-mails, seja atencioso, brinque com seus leitores, responda seus comentários quando puder e esteja sempre presente. Muita gente acessa certos blogs não por causa das promoções, por causa das resenhas, mas sim por que o blogueiro é legal e ele sabe que se comentar em algum post dele será respondido. Quem não gosta de ter atenção? De ser lembrado e reconhecido? TODO MUNDO!!!

No meu blog eu posso não responder aos comentários das postagens, mas praticamente todos que comentam me conhecem e já tiveram algum contato comigo seja aqui ou nas redes sociais. Atenção é sinal de respeito e reconhecimento e isso não faz mal a ninguém.


---------------------------------------------------------------------------------

Tenho outras pequenas dicas como sempre divulgar novas postagens no twitter, falar do blog a amigos e conhecidos, deixar no nick do msn o link do blog e se precisarem de mais auxílio é só entrar em contato comigo por algum canal (Aqui no blog tem uma área de contato) e com certeza responderei a todos.


Sei que não sou o dono da verdade e posso estar 100% enganado em tudo o que eu escrevi, mas minha intenção, como disse antes, é ajudar e se eu conseguir que 2 pessoas sigam minhas dicas e que elas lhe ajudem eu já terei cumprido meu objetivo. Blogs bem sucedidos fazem a literatura crescer como um todo e eu como escritor só tenho a ganhar com isso!!!

Boa Sorte queridos blogueiros! Vocês são a alma da divulgação da nossa literatura! Confio em vocês!!!!!!!! Não me decepcionem!!!!!!!




E na semana que vem divulgarei A IMAGEM DO DIMÍTRIS!!!!!!!! Não percam!


E não deixem de participar da minha promo e seguir o meu blog né hehehehehehehe

Abraços


Leandro Schulai



41 comentários:

  1. Amei essas dicas! Me senti muito inocente quando acreditei no blogueira, que jurava ser meu colega. Enfim, acho que os blogs devem sim buscar sinceridade, porque, querendo ou não, fazem parte da imprensa.
    Parabéns, Schulai.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Eu não acompanhei o incidente, mas percebo que houve um bum de blogs e blogueiros literários... inclusive o meu... mas acho que o princípio maior é o respeito! Sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Destrinchando etapas e dando dicas muito importantes.
    Atenção blogueiros: ética e seriedade acima de tudo. O sucesso vai sempre sorrir para pessoas corretas, mas cedo ou mais tarde.

    Parabéns, Schulai. Post completo e fácil de ler.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post. É muito bom para aqueles que estão começando (como eu rs) ter dicas de pessoas que já estão envolvidas com blogs há mais tempo, ainda mais porque, como você disse, existem muitos blogs literários e é difícil se destacar.
    Então, obrigada pela ajuda, Schulai. =D

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo Schulai.

    São dicar preciosas para quem quer se destacar na blogosfera.

    A única dificuldade para a maioria do pessoal é a falta de tempo.

    Abraços Schulai, continue escrevendo e ajudando o pessoal.

    ResponderExcluir
  6. seu texto apresenta um ótimo senso e discernimento acerca do ocorrido e da blogosfera literária no geral. é ótimo ver tantos blogs famosos, aparecendo em outras mídias e com milhares de seguidores, mas nenhum deles consegui tal mérito da noite para o dia. e seu texto mostra bem isso,o que é importante para os que estão começando ter em mente, sempre.
    parabéns!

    beijos,
    bibs

    ResponderExcluir
  7. Pessoal obrigado pelos comentários!

    Fico muito feliz que tenham gostado e se precisarem de qualquer coisa contem comigo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Isso aii Schulai!
    Super concordo, e pode deixar que te aviso da promo rsrsrs

    Beiijos

    ResponderExcluir
  9. Muito bem pensado este post. Vc dá dicas preciosas para nós blogueiros. Eu mesma tenho dificuldade em postar todos os dias por conta do meu trabalho em casa (sou professora de música), além de cuidar de 3 filhos. Mas tenho tentado me dedicar e nas resenhas que faço (ainda estou aprendendo) tento passar aquilo que me conquistou no livro. E quando gosto de uma história elogio mesmo, porque é uma opinião pessoal e tenho recebido muitos comentários positivos.
    Mas gostei muito das suas dicas, vou tentar colocar algumas em prática.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  10. Belo artigo, meu caro!
    Falou tudo de maneira clara e objetiva!
    É bem isso aí mesmo.
    Abraço
    o/

    ResponderExcluir
  11. É realmente lamentável essa história com o blog e tal, eu nem fiquei sabendo que ele tinha sido acusado de farsa e isso me deixou um pouco triste. Acreditei de início, mas depois parei pra pensar e fiquei um pouco desconfiada. Gostei das dicas e acredito que já seguia algumas dessas regras.

    Adorei o post Leandro :D
    Beijos, Kaká

    ResponderExcluir
  12. Realmente é um assunto complicado... Mas as suas dicas foram ótimas, pra quem quer ter muitos seguidores...

    Acho que a blogosfera literaria, precisa mais de originalidade, concordo com você quando vc disse que tá tudo muito igual...

    No meu blog, não sei se você acompanha ou não, eu gosto muito de fazer post de opinião... falar mais sobre a minha visão das coisas, e uso o meu bom humor e sarcasmo para deixar meus post interessantes e originais!

    ResponderExcluir
  13. Realmente foi um episódio lamentável para a blogosfera, mais bola pra frente que atrás vem gente!!!!
    Adorei as dicas, eu adoraria fazer uma vídeo resenha, ou caixa de correio em vídeo mais sou muito tímida!!!! Sei que na hora não vai sair nada ;) Já estou pensando em algum tipo de promoção lá pro blog + com o orçamento estourado (volta às aulas do filhote) Fica adiado por um tempo!!!!!

    Bjokas!!!!

    Empório dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandro, você deixou um recado sobre seu livro no meu skoob sobre seu livro, bom ainda não li seu livro e no momento não dá dando para comprar, mas vou ler assim que poder.
    Já vi alguns dos seus vídeos pro Sobre Livros tenho que ver os que ainda falta.

    Bom sobre o post, achei muito legal as digas e sobre o começo dele, se é falso o e-mail ou não eu acho que pessoa tem que ter o mínimo de decência, você como um autor sofreu para escrever, ouviu não, correu a trás e dai vem alguém e diz que seu livro é um lixo, vc não vai gostar a editora não vai gostar, ninguém joga dinheiro no lixo, se a editora publico é porque tem algo de bom, nada é tão ruim ou tão bom.
    É como chocolate ele é bom mais se come de mais pode fazer mal, têm gente que não gosta mais nem por isso critica as pessoas ou marcas.

    Bom já escrevi de mais e eu estou começando um blog novo (diferente dos que já tive) e suas dicas serão muito bem vindas.
    Se poder depois dá um passadinha lá e diz o que achou, ficarei muito feliz.

    Até o próximo comentário
    xaus

    ResponderExcluir
  15. Oi Le!
    Gostei muito do seu post ... em vários aspectos vc tem razão, não basta apenas fazer um blog e querer ser o alvo das atenções, precisa-se de dedicação, gostar do que faz, e fazer não só para si, para os outros (no caso leitores e seguidores) tbm.

    Quando resolvi fazer meu blog queria de alguma maneira ME manter atualizada sobre as coisas que resolvi escrever, mas queri poder tbm compartilhar isso ... e ai, fui conhecendo pessoas,seguindo no twitter, não posso dizer que o Cinco das Artes é super popular, mas já consegui ter um retorno legal, das pessoas que passaram por ele.

    As vezes eu fico chateada comigo mesma, por exemplo pq tem varios recados no skoob q nao dou conta de responder... mas aos poucos e as vezes atrasado coloca-se td no lugar rs ...

    Mas é isso mesmo q vc disse... inovar, dedicar, buscar, saber o q quer...

    Eu ja fiz uma resenha em video... pq as vezes eu tenho tanta coisa em mente q pra escrever parece q nunca acaba hehe e o video é mais assim interativo, mas ainda tenho muito a melhorar.... e as vezes pegamos umas dicas aqui ou ali... e ate mesmo uma coisa q vemos num blog pode nos dar uma ideia... e ai aos poucos... melhora-se

    :)

    Muito bom o post!! :)

    Beijos

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

    ResponderExcluir
  16. Poxa le, adorei seu post, acho q quem pensa em criar um blog literario deve ter noçao da gde responsabilidade que é emitir opinioes na gde rede. Dá trabalho, mas se é feito com carinho, é mto satisfatório. Anotei algumas dicas...rs... bjnhos e parabéns Pri

    ResponderExcluir
  17. Olá, Schulai!
    Adorei o post. Contêm dicas muito preciosas, de verdade.
    Responder os comentários, manter uma relação legal com os leitores é tão importante! Eu gosto de ser ouvido e respondido, como leitor, e, justamente por isso, sempre respondo comentários no meu blog. Quantos comentários que não resultaram em amizades!

    Acho que número de seguidor não faz o blog, afinal, fazer aquele número aumentar é a coisa mais fácil, agora, segurar um leitor que decidiu seguir, por sua própria vontade, com bons posts é difícil. Claro, não sou nenhum expert (longe disso! haha), mas, cada vez mais, tento aprimorar os posts, resenhas, etc.

    Algo que acho legal é o leitor mostrar suas emoções no que estiver escrevendo. Acho que não é necessário imparcialidade, por exemplo, em resenhas. É legal ler uma resenha e se identificar com o bloggeiro, perceber porque tal livro é tão recomendado, ou não (sem ataques aqui!).

    Sobre o ocorrido, sou daquele que quer ouvir os dois lados. Achei uma lástima os ataques contra o tal bloggeiro. Aí fico pensando o que a pessoa que o atacou sentiria se fosse, publicamente, chamado de falso e difamado a meio mundo?
    Não dou razão ou defendendo a ninguém. Foi justamente o *ato desumano* de difamação em massa que me deixou chateado.

    Parabéns pelo post, Schulai!
    Grande abraço! ;D

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Pode acrescentar uns 2 zeros naquele seu 2 viu, aqui é um blog que com certeza estará crescendo com essas dicas, para nós vc levantou uma questão primordial! Obrigada.
    Bjo,
    Nice.
    www.mixliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Olá. :)
    Adorei o post, eu estava mesmo pensando em criar um blog literário, e apesar de ser trabalhoso, acho que no final vale a pena ver que você conseguiu alcançar seu objetivo. E obrigada pelas dicas. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, me ajudou muito esse post, e voce tem toda a razao sim, pois qdo acesso algum blog eu espero essas mesmas coisas!!
    Obrigada Sdhulai!!

    ResponderExcluir