Pages

Subscribe:

Labels

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Novidades / Escrevendo um Romance

Boa Noite leitoras e leitores!

Muito corrido por ai?

Aqui sempre está e confesso que esse post de hoje já era para ter sido escrito a muito tempo, mas faltava alguns detalhes serem acertados e o desenho do Brian sair.

Por isso antes de começar com o assunto principal que é as dicas de como escrever um romance quero atualizar vocês sobre uma novidade bem legal em relação ao meu livro que foi a reimpressão do primeiro Vale dos Anjos!!!!

Para quem me conhece desde a publicação do meu livro sabe como o caminho aé o momento foi árduo e quem é autor sabe o quanto é difícil conseguir uma reimpressão de um livro com alta tiragem. Para mim foi uma conquista única e por isso queria agradecer de coração a todos vocês que leram o meu livro e me ajudaram a tornar essa meta uma realidade!

Agora uma nova tiragem chegou e com ela a meta de esgotá-la e assim garantir a publicação do livro 2! Por isso continuo contando com a ajuda de todos vocês e quem não leu O Vale dos Anjos ainda que descubra esse mundo pós morte e conheça as aventuras de Dimítris & Cia...


Bom vamos às dicas de romance??






Bom como algumas pessoas devem saber comecei a escrever um livro de romance baseado nas minhas vivências e através da influência de livros como Querido John, A Última Música e até mesmo clássicos como Romeu e Julieta.

Achei interessante escrever uma outra história não só para praticar a escrita e ter uma obra publicada enquanto aguardo as vendas da reimpressão do livro 1 e o lançamento do 2, mas também melhorar o meu leque de opções como escritor e deixar de ser o autor do Vale dos Anjos apenas. Essa é uma dica para quem já é autor e principalmente para quem escreve série como eu.

Nessa construção percebi que a escrita de um romance possui alguns elementos bem particulares e umas armadilhas difícies de serem vistas, por isso abaixo algumas dicas para quem quer escrever um romance. Lembrando que são dicas segundo a minha opinião, ou seja, isso não é uma regra e cada um pode seguir do jeito que achar melhor.


A importância do personagem

Todo mundo gosta de um bom personagem. Seja num livro de fantasia, romance ou mesmo uma comédia um bom personagem será para sempre lembrado. O que acontece é que no caso dos livros de fantasia, muitas vezes uma história criativa, envolvente e com muita ação e ritmo acelerado acabam atenuando a importância do personagem e muitas vezes até camuflando alguns defeitos. Não que ele não seja importante, mas a trama de fantasia tem outros elementos que acabam chamando mais a atenção e fazendo com que esse foco se altere.

Já com o romance o segredo está totalmente ligado no personagem. Se ele não for carismático, não agradar ou mesmo odiar quem estiver lendo ele não terá nenhuma importância para quem lê e seu romance perde o encanto. Em obras românticas o escritor tem a obrigação de fazer com que seu leitor se identifique com o seu personagem e só assim o leitor sentirás as dores dele e as emoções de uma paixão. Sem isso, ,o romance será insosso e não cativará ninguém.


O óbvio que se torna impossível

Muitas vezes achamos que escrever um romance é a tarefa mais fácil do mundo, afinal todo mundo já vivenciou um e por isso é só contar o que aconteceu o que na verdade é um grande equívoco. Se na fantasia você ganha pontos pela originalidade, no romance isso também é levado em conta, mas mais do que isso a passagem desses sentimentos e principalmente a verossimilhança que o leitor encontrar entre o romance do livro com algo que sentiu, quer sentir ou imagina como seja será o trunfo para o sucesso dele.

Quando li Querido John sentia na pele o que o John sentia e sofria junto com ele tudo o que acontecia entre ele e a Savannah. Parece fácil escrever um romance, mas se não for bem estruturado, com uma boa escrita e que prenda o leitor pelo carisma do personagem, ou pela imprevisibilidade da história, seu livro será apenas um diário, um conto em graça e sem importância.

Evitar os melodramas e clichês.

Isso é comum em romance. Tudo bem que ele precisa de um drama, um conflito, um vilão, mas nada do clichê de novela mexicana: moça pobre conhece homem rico que se apaixona, mas tem uma mulher rica e má no caminho. Aqui a criatividade também ajuda e hoje num mundo em que os romances estão em boa parte na internet, nas baladas e mesmo os romances homossexuais são grandes atrativos ao público que hoje sentem falta de boas histórias com essas temáticas, por isso ser criativo e retratar a sociedade atual são dicas para quem quer encontrar sucesso em sua escrita romântica.

Outro uso comum é o melodrama do peito que ardia e inchava o corpo e os olhos que queimavam como brasas ardentes e faziam com que uma cachoeira de água caísse de seus olhos e inundasse seu rosto como uma enchente no rio pinheiros. Tudo bem que é uma descrição detalhada mas algo como o sofrimento trazia consigo lágrimas em quantidade maior do que esperava já está mais do que o suficiente...


Livro resolvido no mesmo volume


Essa é uma grande diferença para livros de fantasia. Enquanto vemos livros fantásticos serem programados para serem 4, 5, 6 ou a clássica trilogia, nos romances vimos sua grande maioria feita em um único exemplar sem continuação proposta. Por isso se for se programar para escrever um romance sugere-se que seja feito em um único exemplar, visto que deixar um romance terminar no meio dele seria algo terrível para os fãs do gênero...





Bom essas foram algumas dicas para a escrita de um bom romance e se quiserem eu colocarei daqui duas semanas o prólogo do meu livro novo que tem o título provisório de A Voz da Mentira. Talvez ele mude, mas por enquanto está desse jeito.



Espero ter ajudado e boa sorte aos novos escritores!!


E na semana que vem a ficha do Ramirez!!


Abraços,



Leandro Schulai








7 comentários:

  1. Adorei o texto, embora n concorde com algumas coisas. Realmente em romances vc tem de criar personagens reais e convincentes, pq neles não existe a magia e a fantasia para "camuflar" a personalidade dos personagens. Num romance acho essencial a verossimilhança na personalidade. Personagens tem de ser cativantes e convincentes realmente. Quanto a clichês, as vezes alguns são necessários... rsrsrs. Mas o mais importante realmente é fazer com que o leitor sinta e nutre os sentimentos do personagem principal, fazendo com q sinta todo o sofrimento e a dor do personagem... Isso sim é importante.. adoro arrancar klágrimas dos meus leitores ou fazer que digam: Ohhhhhhhh... aheuheuaheuaeh
    abraçossss schulai... deixa eu ver esse romance ein? deixa eu escrever a orelha dele? kkkk abraçoss

    ResponderExcluir
  2. Adoro romances, ainda não tive a oportunidade de ler O Vale dos Anjos, mas pretendo fazê-lo em breve. Gostei das dicas, são excelentes para quem pretende escrever um romance. Concordo que o leitor deva sentir o que o personagem sente, e também sofri com o John ao ler Querido John. E esse envolvimento acontece na maioria dos livros que leio.
    Parabéns por tudo.
    Elaise Lima.

    ResponderExcluir
  3. Sempre um ótimo prazer em ler estes posts.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, quando mencionaste a importância do Personagem, Leandro, veio à minha cabeça aquele grupo de Lost, especialmente Jack. No meio de todas as dificuldades e loucuras que passaram naquela ilha, cada um deles tinha sua personalidade ligada diretamente à cena - a forma de agir, nos caminhos que tomavam ou deixavam de tomar com base em experiências anteriores... e os flashbacks reforçavam isso, porque mostravam quem eles eram fora da ilha. Interessante.

    ^^
    Adoro as dicas do blog!

    Beijo, amigo =)

    This
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  5. Dicas legais, eu quero escrever romance futuramente. Na verdade acho que em toda obra que pretendo escrever tem um pouco ou muito de romance.
    Quero escrever tantos livros diferentes, e tenho tantas ideias que me sinto até meio perdida. Mas tudo bem. Ainda não li o Vale dos Anjos, mais concerteza lerei.Sucesso para você.

    ResponderExcluir
  6. E onde eu vou comprar o livro?
    e pelo AMOR DE DEUS, se for ter mais de 1 livro lance eles rapido, eu demoro 20 horas p/ ler 400paginas, e nao gosto de esperar...

    ResponderExcluir
  7. Você já lançou a parte 2 do vale dos anjos eu quero muito ler, se lançou aonde eu poswso comprar

    Adorei seu livro.

    Abraços.

    Thais.

    ResponderExcluir