Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A importância de ler

Boa Noite pessoal tudo bem?

Bom nesse novo post do blog mostrarei um texto que escrevi para o blog da Nathi Mota!

Fala da importância da leitura!

Espero que gostem....

Valeuuuu





A importância de Ler


Antigamente o hábito de leitura era muito forte entre as pessoas, pois a humanidade vivia no que chamávamos de planeta mudo.

Nesse período as pessoas chegavam em casa a noite e não tinha eletricidade, logo não havia computadores, celulares, televisores e rádios que pudessem entreter e distrair, sendo assim os livros acabavam sendo um grande refúgio para as pessoas até por isso os livros clássicos possuem uma escrita totalmente diferente da atual já que os autores precisavam passar tudo o que imaginavam em suas cenas.

Seus leitores dificilmente teriam a chance de ir até os lugares descritos no livro tendo em sua leitura a única chance de descobrir como um lugar era.

Com o tempo o contexto mudou e inundados por tecnologia e opções as pessoas se afastaram, perderam o contato “face a face” e também o prazer da leitura. O livro começou a perder para os videogames e computadores, porém nos últimos anos um fenômeno reverso tem feito as pessoas se aproximarem novamente desse universo e junto com a onda dos ebooks e dos livros voltados ao público juvenil, ler tem se tornado uma atividade cada vez mais divertida.

Só que com a evolução humana a literatura também evoluiu e se antigamente as descrições exageradas e leitura rimada e complexa eram admiradas, hoje os livros possuem em sua maioria trama ágil, rápida, de fácil assimilação e descrições sucintas, porém necessárias. O leitor atual tem pressa, ansiedade e quer fazer tudo ao mesmo tempo.

Com toda essa evolução fica a pergunta: atualmente qual a vantagem de da leitura?

Eu digo que hoje, ler nos permite conhecer novos universos, aprimorar nossa cultura e principalmente nos entreter agregando conhecimento. A leitura é algo divertido e hoje é tão bom quando um videogame, um filme ou um seriado, por sinal muitos dos filmes se originaram nos livros que por sua vez são em sua maioria melhores que as adaptações para as telonas.

A leitura nos faz aprender sobre novas culturas, apresentar novos pontos de vista e o melhor: pode ser acessada, quando e onde quiser sem nenhuma restrição. Pode ser em casa, na rua, na praia ou no meio da floresta.

Ler nos permite aflorar nossa imaginação e nos tornar pessoas mais criativas e também nos permite viver e fazer parte da história, tendo muito mais dramaticidade e proximidade da realidade do que as outras opções de entretenimento. Tem livros em que você realmente entra no mundo criado e isso em poucos segundos.

Por último ler nos permite fazer novos amigos e conhecer um mundo único, apaixonante e inesquecível.


Tá esperando o quê para começar a ler ein?


Pode começar com um Vale dos Anjos rsrsrs

Abraços,

Leandro Schulai

19 comentários:

  1. Interessante seu texto Schulai, vendo pelo seu lado acredito que a leitura tem muito mais importância do que eu imaginava.

    Leituras Vivas
    Estou com "O Vale dos Anjos", mas com tantos livros para começar, esse ano vou ler ele, só aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto grande Schulai!

    Bom mesmo. Curti ler.

    Ler o Vale dos Anjos? hmmmm... vou pensar no seu caso. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. O habito da leitura, entao, gosto de ver como semiotica, tudo é signo, simbolo, portanto, informação. A informação pode ser lida em todos os lugares, em tudo q nossos sentidos captam, e dão, portanto, significado. É o q acho.

    Eu vejo a leitura, como transmissao de informação. É, me parece, um pto de vista mais amplo, a fim de abrirmos um pouco o espectro, e fugirmos do campo literario, envolvendo todos os sistemas de comunicação, sejam de fantasia ou nao, mas sobretudo, os de fantasia, neste caso.

    O fim do século XX, ficou conhecido como a Era da Informação. Até na biologia evolucionista, a transmissao de informação por parte do genoma, t comprova, como o acumulo de informação se deu no processo da Historia Humana.

    Hj, vivemos uma curva ingreme de acumulo de tal informação, é natural entao, q temos uma invasao de midias, multimidias, assim, para todos os gostos, temos mais meios de sorver novas historias, metaforas...

    ..Dai me encuca, o pq da fantasia, o pq da ficção. O homem ja criava mitos e historias ha seculos, hj ainda o faz. Mitos, historias, parabolas, contos...e suas diversas midias de expressao, se misturam, imbricam, e estamos aki hj. Acho q deveria ser um processo mais consciente. Podemos estar mto inconsciente do contexto atual, e kem sabe, percamos um pouco do foco do q está ocorrendo, ou, estamos subaproveitando toda a experiencia atual a q vc se referiu.

    O homem precisa da fantasia. É sua valvula suave de escape, para outros mundos, q afetam seu eu interior. Tolkien fez um trabalho valoroso ao criar poderosos alicerces para o q vem ocorrendo. Eu ainda prefiro conto de fadas, do q mto do q temos hj. Eu concordo com a Psicologia atual, qdo ela afima q os jogos violentos, a ex, sao formas de as pessoas sublimarem tendencias violentas e criminógenas.

    Da minha parte, como ilustrador, fico pensando em qual é minha responsabilidade neste contexto, como posso usar meus talentos de maneira q sejam produtivos e levem à frente, para dentro dos apreciadores, as experiencias que os livros (a exemplo) pretendem ter, e, se possivel, potencializar a msg e a fruição da mensagem. Ainda estou muito aquém de realizar isto, imagino, mas ja da pra ver bons resultados, qdo vejo a reação das pessoas.

    ResponderExcluir