Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A trajetória - Como fazer para publicar um livro? - Parte 2

Boa Noite leitoras e leitores!

Bom, fico feliz que tenham apreciado a primeira parte das dicas de como fazer para publicar um livro. Nesse primeiro trecho foquei mais na parte da escrita e desenvolvimento do livro, mas agora com seu original pronto os desafios só tendem a aumentar. . .



Bem, o ano era 2008 e eu estava com o original em mãos. Agora era apenas enviar a editora e ser feliz! Simples não? Ledo engano. Como havia dito anteriormente vários são os caminhos a se traçar antes de ter seu livro publicado, mesmo que já tenha terminado de escrevê-lo. A primeira dica pós produção que eu dou é registrar seu livro na biblioteca nacional. Pode parecer um pouco de preciosismo e desconfiança, mas acho que toda cautela é pouca. As chances de você ter seu livro roubado e de que a editora use seu livro em nome de outro autor são muito, muito pequenas. Mas eu já ouvi história de autor reclamando de plágio de um livro em que foi publicado por outra pessoa então todo cuidado é pouco! O processo é bem tranqüilo e o certificado vem logo após três meses e partir daí você fica tranqüilo para enviar sua obra para amigos e editoras!

Eu fiz esse processo assim que terminei o livro e assim que obtive meu registro parti para o próximo que é a próxima dica: pesquisar uma editora. Muita gente quando termina de escrever seu original começa a agir igual ao Rambo mandando cópias do seu livro para todas as editoras possíveis. Isso é um dos maiores e mais perigosos itens por dois motivos: O primeiro é que você ficará queimado em várias editoras. Pense comigo: cada editora possui o seu padrão de publicação, seu estilo próprio. Não ache que mandando seu livro de terror para uma editora de auto-ajuda você terá um retorno positivo. É capaz de nem retorno ter e ficar chupando o dedo. Hoje em dia 80% do que chega às editoras não condizem com a linha editorial das mesmas. Gente é tão simples: você escreve poesia? Veja as editoras que possuem livros de poesia, vá até as livrarias e veja livros de poesia, entre em contato com as editoras caso tenha dúvidas, mas não se precipite! Você já levou tanto tempo para escrever o que custa esperar?

O segundo motivo para não enviar seu livro para qualquer editora é o risco de perder uma boa oportunidade. Imagine que você, meu caro escritor, enviou seu livro para a livraria xxx que não tem tradição no mercado, não tem nome e quer a qualquer custo um livro para publicar. Pense que ela lhe responderá logo em seguida avisando que irá publicar o seu livro. Imagina agora que uma editora de tradição também se interessou, mas quando ela se pronunciou você já assinou um contrato com outro local. Já era amigo! Você perdeu! Então, calma! Pesquise, analise, veja quem se a editora publica livros de autores brasileiros, entre em contato com eles e vá à medida certa!

No meu caso após fazer a pesquisa encontrei a editora novo século que investe pesado em escritores brasileiros em potencial. Vi no André Vianco um modelo a ser seguido e após contato com o mesmo obtive dicas e procedimentos para encaminhar o livro à editora. Mas não antes de revisar a minha obra. Isso já havia dito no post anterior por isso não vou falar novamente, mas não esqueçam: Qualidade é tudo! Por isso com a ajuda do Jean Carlos Xavier, um revisor extremamente profissional, meu livro foi revisto e ficou pronto assim diríamos!

Agora é hora de enviar o seu material! Fácil? Eu já não disse que vida de escritor é uma dureza!!! Bom não sei se todos sabem, mas as editoras recebem cerca de 10 livros por dia para analisar! Exatamente!!! Vocês acham que em uma semana ela terá pouca coisa para ler não? Então se você mandar seu livro, revisado, bonito e bem feito em um saco plástico com clips você acha que irá parar onde? No meio do bolão! E torça para ele ganhar atenção por que senão... Não adianta! Já pude presenciar livros fantásticos serem reprovados por não estarem bem apresentados! Surpreenda! Inove! Seja diferente! Essa é a minha outra dica! Não seja mais um livro a chegar à editora, seja o livro! Aquele que o editor bate o olho e lembra-se do que se trata! Aquele que ele leva 5 segundos para achar! Não viva do mesmo! Só quem tem coragem de fazer algo diferente vive para descobrir os frutos de sua tentativa! Eu queria dizer o que eu fiz, mas vou deixar a criatividade de cada um falar mais alto na tentativa de fazer algo diferente, senão uma hora a minha idéia viraria clichê.

No meu caso eu mandei o livro no final de 2009, precisamente em Outubro. Após três meses obtive um resultado positivo e para minha alegria o livro foi aceito! Foi um momento muito gratificante e sei que quem estiver lendo esse blog com um livro publicado sabe do que estou falando!

Por último uma dica final: fale com o conselho editorial de sua editora durante o processo do livro. Não se acanhe em ligar para pedir uma informação (Mas tenha bom senso, não adianta ligar de dois em dois dias). Muitas vezes o editor tem vários projetos e planos na cabeça e nada como uma boa ligação para retomá-lo no caminho do seu livro. Mas também não adianta mandar o livro e já querer saber de uma resposta e de quanto vai ganhar! Vá com calma! Todo o processo leva tempo, o contato é muito bom, mas saiba se pronunciar! Pressionar e querer colocar a carroça na frente dos bois pode ser um tiro no próprio pé.

Abaixo como não poderia deixar de fazer um vídeo muito especial. O vídeo é da bienal do livro em 2008 logo após eu terminar de escrever o Vale dos Anjos - O Torneio dos Céus. Nele vocês podem ver a "Qualidade do Livro" na época e como eu achava que seria o meu contrato com uma editora rsrsrs! Dá para ver que minhas dicas aqui são úteis não é mesmo?

Bom nos próximos posts voltarei a divulgar mais sobre o livro com trechos e curiosidades!





Até Mais!

L. S. Schulai

3 comentários:

  1. huahuahuahu, lembra como estavamos meio perdidos neste dia?!?!?!
    É mais um exemplo de que valeu a pena insistir no sonho, não desanimar mesmo quando alguns riam e faziam brincadeiras.
    O desafio não acabou mas você esta próximo da vitória!!!
    Parabens pelo exemplo e conte comigo sempre

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas. Expressa bem o caminho percorrido por um escritor. E nós somos colegas, pois também lançarei um livro pela Novo Século. Parabéns pelo belo blog.
    Andrés.
    http://aessenciadodragao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas :)
    Muito bom para quem ainda não sabe como começar ^^
    E tenho que dizer que achei graça no início do vídeo :) Você dizendo que iria assinar o contrato :) Mas apesar de achar graça adorei a autoconfiança =)
    E que lugar gigantesco O.o Como moro no interior, sempre me impressiono com o tamanho dos lugares em São Paulo... com certeza eu me perderia aí dentro =/

    ResponderExcluir