Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 29 de junho de 2010

A importância dos Contos

Boa Noite leitoras e leitores!

Esse post será o último do mês de Junho e a partir da semana que vem começo a contagem regressiva para o lançamento do Vale dos Anjos - O Torneio dos Céus!

Mas vou aproveitar o post da semana (Sagrada Terça-Feira rs) para dar mais uma dica aos novos escritores e amantes da literatura geral: A importância dos contos.

Para quem não sabe segue a definição de conto segundo a Wikipedia:

"O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características, estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total – da qual falava Poe (1809-1849) e Tchekhov (1860-1904): o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. Ao escritor de contos dá-se o nome de contista."

Bom resumidamente isso quer dizer que o conto é uma maneira muito interessante de um escritor testar as suas habilidades, pois além de exigir menos conteúdo também exige mais atenção já que por ter um espaço menor para criação ele exige um conhecimento de narração muito forte.

E foi pensando nisso que descobri uma coisa bem bacana...




Eu já havia sido apresentado aos contos desde muito pequeno! Sim por que nos nossos livros de português dos primeiros anos do ensino fundamental há vários deles e eu nunca tinha feito a associação.

Bom o que interessa é que para um escritor em começo de carreira e em dúvidas sobre a sua capacidade de criar um livro, o conto é uma ótima ferramenta. Inclusive ele pode tentar a publicação do mesmo nos livros conhecidos como Antologias. Neles um assunto tema é definido e vários contos são inclusos dentro dele criando uma obra assinada por muitos autores.

Com seu conto criado você passa a receber opiniões de leitores como um todo e a partir daí pode se aventurar na sua jornada pelo livro próprio. Eu só fiquei sabendo das antologias a pouco tempo e nunca publiquei nenhum conto até o momento, por isso faço duas observações:

1º - Mesmo sendo um conto é muito importante que você tome os devidos cuidados quanto aos direitos autorais. Se for apenas um teste ou mesmo um texto que você criou apenas por escrever não tem problema, mas se sua intenção é publicá-lo em uma antologia tome as precauções necessárias.

2º - Escrever um conto indiferente da opinião das pessoas sobre ele jamais deve te impedir de escrever o seu livro. Se algum dia seu conto não ficar bom e as pessoas falarem mal dele jamais pense que isso é a prova da sua negação à escrita. Muito pelo contrário, afinal, os contos servem principalmente para PRATICAR o seu modo de escrever e como muitos dizem: você só aprende a escrever escrevendo. Você daqui a alguns anos provavelmente criticará o seu conto e isso mostrará o quanto você amadureceu e evoluiu nesse processo.

Engraçado que comigo o caminho foi muito diferente. Eu escrevi o meu livro e fui corringindo-o durante os anos e vendo o quanto tinha que melhorar. Hoje eu tenho salvo várias versões dele durante os anos e percebo o quanto amadureci, mas sofri muito já que corrigir um livro é muito complicado.


Bom pessoal falando nesse assunto semana passada eu tive uma inspiração e criei um micro conto. Não é nenhum texto que eu vá publicar em uma antologia, mas eu espero que ele sirva de inspiração para aqueles que buscam escrever um dia. Eu o criei enquanto esperava o editor chefe da Novo Século para uma reunião sobre o meu livro na semana passada. E eu escrevi também pois foi uma maneira de mostrar algo que percebi em alguns autores que foi o fato do desânimo de alguns após a publicação de sua obra. Alguns vivem tanto tempo com o sonho de publicar o seu livro que quando conseguem se desmotivam já que não possuem outros sonhos a serem alcançados.

Por isso segue o meu primeiro micro conto oficial! Espero que gostem:



Sonho



Hoje chegou o grande dia. A oportunidade da minha vida finalmente apareceu. Foram tantos anos de batalha e dedicação que às vezes não consigo acreditar que estou aqui e vou viver esse momento. Momento que eu via em meus devaneios quase que diariamente. Era só uma brecha aparecer e lá estava eu olhando para as estrelas e entrando no meu universo de fantasia e imaginação. Parecia tão distante...
Agora encho o peito e respiro profundamente. Cada segundo precisa ser devidamente aproveitado já que esse acontecimento será repassado aos meus filhos e netos. Estou com uma bela olheira e sei que ela foi merecidamente criada. Já faz tanto tempo que não sei o que é dormir direito que ela e minha tremedeira na pálpebra esquerda se tornaram minhas fiéis companheiras nas noites frias e solitárias que passo.
Bom. É hora de voltar à realidade. Hora de encarar os fatos e saborear o gosto da vitória. Eu que nunca fui às minhas formaturas não sei qual é o sentimento em uma celebração para comemorar um fim de um trabalho. Eu imaginei tantos sentimentos como nervoso, medo, alegria e precipitação que jamais esperava me sentir assim: vazio.
Tenho tantas saudades dos tempos difíceis que agora fica difícil imaginar o que sonhar. Percebo que uma vida sem sonhos é igual a uma estrada sem rumo já que não há motivo em viver sem um objetivo a alcançar. É como um velho ensinamento me diz: “Se você tem um sonho, a vida tem sentido. Uma razão, um alvo a ser atingido”.
Nossa! Agora sinto um alívio. Um sentimento de felicidade me preenche. Uma estrela acaba de brilhar no meu céu imaginário e escuro. Descobri um novo sonho para alcançar e tenho certeza que esse irá me alimentar por muito tempo. É um sonho praticamente impossível de conseguir, mas esse que realizei também era segundo os meus amigos...
Abro a porta do quarto e me olho no espelho. Como uma sessão de auto-ajuda, repito o meu novo sonho de maneira a oficializá-lo:
_ Quero voltar no tempo.

Leandro Schulai.


Viram que é bem pequeno! Também foi por que o editor chegou e eu tive que apressar o final dele rsrs.

Um conto oficial tem pelo menos o triplo de tamanho, mas mesmo um micro conto é algo muito legal e eu gostei como fórmula para praticar! Quando fizer outros eu mostrarei a vocês!


Bom pessoal para semana que vem farei um post só sobre as novidades do meu livro, pois algumas coisas aconteceram e eu guardei muita coisa para falar de uma só vez por isso espero que gostem do que virá!

Até a próxima semana!

Até mais.

L. S. Schulai

5 comentários:

  1. Aê, Leandro! É a vida, sempre nos pedindo algo pelo qual lutar e continue escrevendo os contos e nos presenteando com eles. Abç!

    ResponderExcluir
  2. Oi Le!!!

    realmente você tem o dom da escrita.

    Parabéns!!!

    Adorei o seu conto...

    continue assim...

    bjinhus..

    Ju...

    ResponderExcluir
  3. Gostei desta postagem e do do seu mini-conto. E falando sobre eles, eu descobri-os muito tarde também, no caso no ato de escrever. E você mencionou algo curioso. Nunca parei pra pensar que aqueles textos de interpretação nos livros de portugues eram contos, que tanto eu dizia que não tinha muito empatia. E isso me fez lembrar das inumeras redações que produzi, onde contava uma história, por sinal, muitas delas eu fui elogiado. Lembro de uma na sexta série, de comédia, que li em voz alta(o aluno que nunca fala finalmente abre a boca na sala de aula XD), e todo mundo riu e gostou. Isso só realça ainda mais minha ânsia e minha confiança em ser escritor. Levo jeito pra coisa, digo a mim mesmo.
    Parece que são estes contos que nos fazem mesmo ter a confiança necessária para se aventurar num livro próprio. Prova disso, é que recentemente eu fui selecionado para uma antologia. O irônico é que posso contar nos dedos de uma mão quantos contos eu fiz nos últimos três anos. Sinal de que tenho potencial pra conseguir fazer algo bom, mesmo sem muita prática. Acho que é essa coisa de que se você tem mesmo jeito pra algo, você fará bem, não importa se tiver prática ou não. É um dom.

    Gostei do seu mini-conto, pois acho que todo escritor, após a realização de seu sonho vai se sentir assim um dia. E a saída para o vazio é mesmo procurar outro sonho, um desafio maior ou diferente, pois é isso mesmo que faz a vida ser interessante.
    Hm, no primeiro livro que estou escrevendo, vou tentar abordar esta temática de "correr atrás dos seus sonhos", já que é um tema muito frequente em minha vida.

    Muito bom, Leandro. Espero que seu livro seja um sucesso. Uma hora eu ainda leio os caps aqui no blog, só preciso arrumar um jeito de burlar o tempo. hehe

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro.

    Se você escreveu este conto esperando uma reunião, imagine como será algo feito com calma e no momento certo! Muito bom mesmo!O conto é uma prática perfeita para fazer um "aquecimento" antes de se aventurar na construção de um livro. O autor entra no ritmo "rapidinho"! Espero ansioso pelas notícias do livro mais aguardado do ano, na minha humilde opinião! Estou com saudades do Dimítris e quero saber mais! :-)

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. O conto e o mini conto também são formas de exercício de escrita. A maioria dos autores tende a ser megalomaníaco e escrever livros gigantes. O problema é que estes livros tendem a demorar demais para terminar e, poir, depois são mais complicados para publicar. O conto é a arte de passar uma ideia rapidamente (pelo menos os bons). Legal sim o seu conto e que sonho é este, a FANTÁSTICA HEHEHEHEH
    Abraços Dr Schulai e que venha logo o Vale dos Anjos...

    ResponderExcluir