Pages

Subscribe:

Labels

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feira do Livro de Porto Alegre

Boa Noite leitoras e leitores!

Estou na correria essa semana, pois no dia 22 apresentarei minha peça de teatro então estou ensaiando um pouco acima do normal, mas não poderia deixar de trazer as novidades do mundo literário que rondam essa minha trajetória como escritor.

Nesse final de semana aconteceu um evento muito bacana e bem surpreendente para mim que foi a feira do livro de Porto Alegre. O evento aconteceu por quase 15 dias, mas nesse último final de semana (12, 13 e 14) eu pude presenciar um pouco dessa proposta diferenciada de evento literário.

Galera Reunida





Para começar eu tive a excelente companhia dos amigos Tiago e Rafael Casanova begin_of_the_skype_highlighting     end_of_the_skype_highlighting e Laila Ribeiro do Sobre Livros além da querida Sheila e sua filha do blog da guardiã da meia noite. Durante o passeio ainda tivemos diversas companhias como a do digníssimo Luiz Ehlers meu chefe da fantástica, o amigo escritor Jones do livro D.E.I.S e a escritora Babi Dewet.

Quando disse anteriormente da importância dos eventos e de que as novas amizades feitas são o que há de melhor na vida de um escritor, não estava exagerando. Confesso que se tivesse ido sozinho e ficado em um hotel sem a companhia de ninguém o evento talvez não tivesse sido tão incrível, já que boa parte do tempo foi reservada para as conversas e palhaçadas, já sozinho isso não seria possível.

Exemplo de Palhaçada no barco



A feira do livro de Porto Alegre é realizada nas ruas da cidade e foge completamente do padrão que estamos acostumados a ver em outros lugares. Não há necessidade de se pagar entrada e isso faz com que a feira atraia muitas pessoas de todas as idades em interesses.



O ruim para mim foi que a editora já não tem mais os meus livros em estoque (Ótimo sinal) e por isso acabei levando meus próprios livros do meu estoque para serem vendidos. E para que isso acontecesse tive que caçar algum local que aceitasse realizar uma consignação com um autor diretamente. Na feira do livro de Porto Alegre você não encontrará uma Saraiva, ou uma Cultura e nem um stand gigante de alguma editora. O espaço é reservado para pequenos estabelecimentos que vendem livros de todos os estilos no mesmo local e os maiores espaços da feira são reservados à RBS (A Globo de lá) e aos espaços de autógrafos e palestras.

A grande atração no ramo da literatura fantástica foi a palestra realizada pelos autores consagrados: Rafael Draccon, Eduardo Spohr e Leonel Caldela. Infelizmente não pude comparecer, pois o meu vôo atrasou, mas quem foi não se arrependeu. Os três arrebentaram.

No final de semana após muito suor (Literalmente) encontrei um local que aceitou vender os meus livros por consiganção e 40% do valor dado a eles, sendo que 20% iriam como desconto obrigatório da venda do livro e 20% para eles. Ou seja, o meu livro que custava 35, foi vendido a 28 e 21 ficava comigo. Por isso autores se preparem: se pensam que vão ficar ricos vendendo livros ralem muito, pois não é fácil.

As boas notícias ficaram por conta de que vendi bem na feira e por ter conhecido a cidade, o churrasco gaúcho que é uma delícia e o rio Guaíba o qual pude passear de barco.

Abaixo dois vídeos: um com a entrevista que fiz com o Rafa Casanova imitando o Lula e o outro com a farra no barco às margens do rio Guaíba com direito a imitação de sotaque gaúcho.

Entrevista - Rafael Casanova - Presidente Lula




Passeio de Barco pelo Guaíba




Bom por hoje foi isso. Na semana que vem tudo sobre o papo fantástica 02 e revista 04!


Até Mais


Leandro Schulai

1 comentários: