Pages

Subscribe:

Labels

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Autodivulgação - Da Saraiva às ruas da sua cidade

Boa Noite leitoras e leitores tudo bem com vocês?

A minha vida tem sido cada vez mais corrida e a cada dia que passa tenho estado com menos tempo, mas o bom é que todos os projetos que tenho em mente estão fluindo: o livro 2, novas escritas, eventos e autodivulgação.

E é justamente sobre esse tema que eu quero discutir com vocês.

Como se autodivulgar? Até onde é válido e até onde é esforço desperdiçado?

Esse assunto surgiu, pois meu livro foi selecionado para fazer parte do Almanaque da Saraiva do mês de Junho e pesquisando sobre o assunto descobri que essa é uma ótima alternativa de autodivulgação para quem tem interesse...

Vamos lá!





Hoje o autor que se divulga morre na praia. Isso é um fato e não há como discutir. O problema é que com o grande número de livros divulgados e do uso massivo das redes sociais, divulgar um livro tem se mostrado uma tarefa muito mais difícil do que o normal e isso requer uma criatividade, espontaneidade e coragem dos autores e editoras em arriscar em meios alternativos de divulgação.

Já escrevi um post falando sobre os meios mais comuns de divulgação de um autor e até citei alguns meios alternativos para isso como canais do youtube e digilivros.

Mas de que adianta uma boa divulgação se não temos uma boa distribuição. Como melhorar essa distribuição? Como fazer o seu livro chegar ao leitor final? Com isso temos 2 maneiras: Ganhar força nas livrarias ou ir na cara de pau.

No primeiro método só conseguimos ter forças nas livrarias se fomos famosos, tivermos uma editora muito grande ou investir dinheiro. O Almanaque da Saraiva é uma revista mensal que tem uma tiragem de mais de 100.000 livros e traz leitores e faz com que a livraria compre livros seus e dê uma exposição adequada a ele. Se você tem força na sua editora você consegue um auxílio ou patrocínio total, mas para você que tem seu livro independente ou mesmo com uma tiragem menor é uma excelente alternativa de ganhar notoriedade. É um investimento totalmente válido! Já pararam para pensar?

E anúncios em outras mídias como jornais, revistas e até mesmo nos blogs? Por que não colocar um banner em blogs de grande acesso? Ou mesmo em sites de entretenimento como o jovem nerd e o omelete... Não custa tentar...


A outra alternativa para quem não tem como investir é partir para a venda no boca a boca ou em pequenos pontos de venda: bancas de jornais, cafés, locais que você tem conhecidos como vendedores, enfim, qualquer local com público pode se tornar um bom ponto de venda e se você tiver um bom carisma seu livro tem chance de ser vendido. Outra curiosidade é que nas bienais tem livrarias que aceitam colocar o seu livro para vender mesmo sendo idenpendente, só que você precisa deixar um percentual para eles. Isso faz com que seu livro ganhe exposição e se vender bem pode atrair uma editora.

Tudo é questão de vontade e procura. Quem procura acha e você sempre achará uma maneira de se sair bem. Só não pdoe esperar a maçã cair da árvore.

E ande sempre com seu livro numa mochila. Você nunca sabe quando conhecerá um leitor. Semana passada estava no Otuback no RJ e conversando com uma senhora que se sentou ao meu lado na fila de espera falei que estava na cidade para divulgar um evento e isso a fez se interessar pelo meu trabalho e como estava com o livro lá ela acabou comprando. Seria uma venda praticamente perdida se não estivesse com ele ali. É o que chamamos de hora H!!


Pensem, vendam e se motivem!!


Ah e para quem quer o Vale dos Anjos 2 por favor me ajudem com as vendas dos livros da Saraiva! Essa ação é muito importante para mim!

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3065689/o-vale-dos-anjos-o-torneio-dos-ceus-parte-i/?ID=BD791AB77DB061001051E0971

Conto com vocês!



Até Mais



Leandro Schulai


2 comentários:

  1. Show essa dica! Não conhecia esse almanaque da Saraiva.
    Já vi que vou ter que comprar muito óleo de peroba pra ter a cara de pau que você tem xD
    Mas adorei o post, é bom que fica pro meu futuro, quem sabe ^^
    abraço parceiro!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Leandro!
    Realmente temos que batalhar para divulgar nosso trabalho, e dicas como a sua que já caminhou um pouco mais do que eu que estou começando é muito válido! Valeu!
    Te desejo todo sucesso na vendagem do seu livro e que venha Vale dos Anjos 2!
    Nos vemos na bienal!
    bjs
    Adriana

    ResponderExcluir