Pages

Subscribe:

Labels

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A importância de um assessor de imprensa

Boa Noite leitoras e leitores tudo bem?

Com uma ausência de uma semana devido à correria dos vídeos e livro cheguei nessa semana com um tema muito importante: a importância de um assessor de imprensa.

Como sabem eu estou em uma correria muito grande nesse processo de divulgação, escrita dos próximos livros e canal do youtube (Na Mira dos Livros e Schulai sem Cortes). Com isso comecei um trabalho de assessoria de imprensa que tem me ajudado muito.

Você autor já pensou em contratar um assessor? Não é caro e pode te ajudar!

Antes do texto agradeço a minha assessora Milena Cherubim pelo trabalho que tem feito comigo e por esse texto que ela criu para o blog!

Autores interessados podem contatá-la nos meios abaixo:

Twitter: @MilenaCherubim
E-mail: milenacherubim@gmail.com


Vamos ao texto e à importância do assessor?



Porque você precisa de assessor de imprensa?

Primeiramente o que faz um assessor? Um assessor de imprensa cuida do cliente em termos de imagem, divulgação, faz o intermédio entre imprensa e cliente. Mas como o assessor pode ajudar um escritor? Fácil! Veja a seguir.

1. Conhecer seu assessorado
Como? O assessor tem que saber tudo sobre seu cliente. Para ter um trabalho bem feito é necessário que o cliente informe sobre seu trabalho, o que ele espera do assessor. Como ele quer aparecer, onde e por que. Com essas informações preliminares o assessor pode fazer um plano de comunicação e explicar como funcionam as coisas. Todos querem aparecer na Globo, mas nem sempre isso é possível. O trabalho tem que ser bem realista e o assessor deixar bem claro suas posições, o que pretende fazer para colocar seu cliente na mídia.

2. Ler
Para divulgação o assessor tem que ler o que seu assessorado fez para poder vender o seu cliente. Ele tem que comprar a ideia para poder vendê-la aos veículos de comunicação, seja impresso, televisivo, radiofônico ou on-line. Sem isso fica difícil. Com essa leitura o comprometimento é maior e ele vai saber sobre o que está falando e seu texto será divulgado para mais pessoas. Nada melhor que pegar um texto, ou como se diz nas redações “press release”, completos e com todas as informações pertinentes.

3. Divulgação

Como divulgar o texto feito? Para a divulgação seja de lançamento do livro, palestras, cursos, workshops, feiras literárias, eventos literários o assessorado tem que ter na cabeça que a imprensa quer notícia nova. Tem que ser notícia relevante. Mas o que é uma notícia relevante? Nesse mundo literário notícia relevante não é simplesmente “O escritor/autor estará em tal lugar.”, não. Notícia não é isso. O jornalista recebe uns 300 e-mails por dia. O assessor faz o texto informando o que quer passar como, por exemplo, “O livro tal está esgotado, 2º edição sairá em XXXXX”, isso é notícia, isso é relevante, são informações novas que a imprensa especializada precisa saber. O que o assessor faz com isso? Ele faz o texto e repassa ao assessorado para aprova-lo. Depois de aprovado vem à divulgação. Onde divulgar? Veículos especializados como revistas de literatura, em jornais para o público teen, mídias online. Tudo é válido e sempre o assessor tem que estar com seu mailing atualizado.

4. Imagem

Imagem é tudo. Para as empresas e as editoras o escritor tem que ser uma pessoa que passa credibilidade, porque eles estão investindo dinheiro em você. Mas como ser “cool” sem ser chato? Essa é uma questão muito discutida. Como deixar seu cliente descolado sem que aconteça algum imprevisto? O que se caracteriza como “imprevisto”? Imprevistas são ações feitas por terceiros que podem macular a imagem do seu cliente. Entenda que a mídia sempre fica em busca de algum deslize e isso pode gerar uma crise. Com a internet em nosso auxilio podemos chegar a todos os lugares do mundo, fazendo com que todos conheçam você. Mas isso tem um preço. É difícil falar em podar certar atitudes, mas realmente é isso mesmo. Não se pode veicular sua imagem com sexo, pornografia, agressões físicas, bebedeiras porque isso tudo influencia para que as editoras tomem a decisão de publicar ou não seu livro. A imagem do escritor tem que ser a de uma pessoa sempre solicita com seu leitor. Cada pessoa tem um ‘dom’ diferente. Uns tem carisma, outros sarcasmo, outros piadas enfim, cada um tem seu estilo e é esse estilo que tem que aparecer. Nada de palavrões, acusações, discussões em redes sociais, isso jamais é bom para a sua imagem.

5. Crise

O que se caracteriza uma crise? Bom, crise é toda notícia negativa que surge sobre o cliente ou o trabalho dele. E como o seu assessor tem que lidar com isso? Simples, mantendo a calma do cliente e ver o que se pode fazer para remediar a situação. Sempre e necessário fazer uma nota de explicação sobre o ocorrido. Caso haja necessidade vir a público e explicar não só com palavras, mas com sua imagem.

6. Agenda

O assessor cuida da agenda de seu cliente. A imprensa entra em contato com o assessor ou com o próprio cliente, esse por sua vez deve manda-lo ligar para seu assessor, para poder agendar entrevistas. O que o assessor faz neste caso, ele vê o melhor dia e horário para determinados eventos, entrevistas, programas, agendamento de local para lançamentos, enfim. Tudo o que se relaciona com os horários de seu cliente.

Enfim, o assessor de imprensa tem um papel muito importante na divulgação do seu cliente. Um trabalho bem feito da assessoria pode gerar um retorno muito bom para o escritor!


FIM




Espero que tenham gostado!!!


E na próxima semana tudo sobre a nova antologia que farei parte com o Spin Off do Obelisco!


Abraços

6 comentários:

  1. Essa vida vai salvar a minha vida, com certeza. Foi uma dica de ouro, Schulai. Valeu mesmo. Sucesso e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu me formei em Jornalismo, me lembro que essa área de assessoria era a que mais existiam vagas porque a procura é muito grande. Na época, não era fã de assessoria de imprensa, trabalhei com assessoria de comunicação (algo mais abrangente que a de imprensa....envolve em geral a produção e organização de eventos)...adorava isso.

    Lembro também de um amigo que queria ser assessor da banda que ele tocava...rs. Mas isso é complicado. Ser seu próprio assessor não dá certo...rs. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Seguidora nr.800 se apresentando! õ\

    =D

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse post.
    Um acessor de imprensa é ótimo pra manter a vida dos autores organizada e também tranquiliza um pouco a mente dos mesmos com relaçãos aos altos e baixos imprevisíveis do dia a dia... sem falar que é super chique ter um acessor de imprensa, deve fazer a pessoa se sentir importante no estilo: I ♥ my ego xD
    Sucesso Leo!!!

    ResponderExcluir